Topo

Tite alerta elenco: "Classificar antes é bom, mas não pode relaxar"

Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

22/03/2016 18h42

Mesmo com o Corinthians podendo se classificar com quatro rodadas de antecedência no Campeonato Paulista, o técnico Tite não se mostrou satisfeito. De acordo com ele, a pressão no elenco não pode diminuir na continuação da competição.

“Não é a forma como gosto de trabalhar (dando folga após classificação). A forma como gosto de trabalhar é ambicionar, desafiar. Não acredito em soltar a confiança e depois pegar de novo. Quanto melhor está, aproveita o momento. É bom (classificar com antecedência), tem que antecipar, mas não refresca, não, continua pressionando, querendo evoluir”, afirmou em entrevista coletiva.

A classificação do Corinthians pode ser garantida na próxima rodada caso vença o São Bernardo, na quarta-feira (23), e o Água Santa não consiga os três pontos contra o Novorizontino no dia seguinte.

Sobre o desempenho da equipe, que possui a melhor campanha do Campeonato Paulista, Tite afirmou que a evolução foi acima do que ele mesmo imaginava, já que o elenco foi remontado no início do ano. Apesar disso, o treinador ressaltou que ainda existem oscilações ao longo da partida.

“Está acima do que eu imaginava (a evolução). Não falo para valorizar, já passei essa fase. Eles têm dado uma resposta importante, mas ainda vão pecar pela maturidade. É uma equipe em formação, que vai oscilar dentro do jogo. Digo que a coisa mais importante que o técnico tem é manter um padrão, não pode oscilar muito. Digo para eles: ‘vocês têm que manter um padrão de qualidade durante o jogo’. Isso pesa muito para a equipe”, explicou.

Dizendo ainda não ter um time titular definido – “equipe ainda está em um processo de afirmação" -, Tite afirmou que a temporada de 2016 tem sido a de maior trabalho para ele e a comissão técnica.

“Falo para a comissão técnica: ‘tragam treinamentos atualizados, busquem situações que forcem ao atleta executar funções de dentro do jogo’. Isso vai gerar um espaço para criatividade do atleta. Talvez esteja sendo o ano mais trabalhoso meu, de busca de exemplos, 4-1-4-1, posição e função, tiro de meta do Bayern. Mas tem sido na proporção exata do trabalho gratificante. Dá satisfação”, completou.