Topo

Fla busca vaga em final da Liga contra rival mais marcante dos últimos anos

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2016 06h00

O Flamengo revê nesta quarta-feira (23) o rival contra quem viveu os momentos mais marcantes dos últimos anos. O duelo contra o Atlético-PR, às 21h30, em Juiz de Fora, vale vaga na decisão da Primeira Liga e está repleto de histórias.

Se atualmente os dois rubro-negros estão alinhados no desejo de mudança do futebol brasileiro, o passado recente apresentou momentos decisivos para os cariocas ao encontrar os paranaenses.

Um deles foi em 19 de setembro de 2013. Derrota do Flamengo por 4 a 2 em pleno Maracanã. Após o jogo, o clube viu o técnico em quem apostou para comandar uma espécie de transformação no time abandonar o barco. Mano Menezes entregou o cargo e afirmou que não conseguiu passar a filosofia ao elenco.

O auxiliar Jayme de Almeida assumiu e ajudou o Rubro-negro carioca a conseguir o que parecia improvável: o tricampeonato da Copa do Brasil. Na final, em 27 de novembro de 2013, novamente o Atlético-PR pelo caminho. Vitória por 2 a 0 e delírio em um Maracanã lotado por 70 mil torcedores.

Dois nomes do elenco carioca defendiam os paranaenses na época. Everton e Marcelo Cirino saíram derrotados e agora podem colocar o Flamengo em nova decisão. Será mais um confronto entre os rivais para guardar na memória. E o vencedor jogará a final da Primeira Liga na edição inaugural.

"Foi um momento único para mim. Tive a oportunidade de enfrentar o Flamengo em uma final com 70 mil pessoas. Ali eu vi um momento de poder ser campeão, mas nada ficou engasgado", afirmou Cirino.

O técnico Muricy Ramalho não divulgou a escalação, mas a tendência é a de optar por força máxima em relação aos jogadores disponíveis. O volante Cuéllar e o atacante Guerrero estão com as seleções de Colômbia e Peru. O primeiro deve ser substituído por Márcio Araújo, enquanto Felipe Vizeu é o favorito para entrar na vaga do camisa 9.

FLAMENGO X ATLÉTICO-PR

Data/hora: 23/03/2016, às 21h30
Local: Estádio Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
Transmissão: Sportv
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi

Flamengo
Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Ederson; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Felipe Vizeu
Técnico: Muricy Ramalho

Atlético-PR
Weverton; Eduardo, Thiago Heleno, Paulo André e Pará; Otávio, Jadson, Nikão e Marcos Guilherme; Pablo e Walter
Técnico: Paulo Autuori