Topo

Duelo de amigos. Neymar leva a melhor sobre Suárez quando assunto é seleção

Abraçado por Suárez, Neymar abriu o placar no duelo do Barcelona contra o Real Sociedad - AFP PHOTO/ LLUIS GENE
Abraçado por Suárez, Neymar abriu o placar no duelo do Barcelona contra o Real Sociedad Imagem: AFP PHOTO/ LLUIS GENE

Danilo Lavieri e João Henrique Marques

Do UOL, em Teresópolis (RJ) e em Barcelona (Espanha)

24/03/2016 06h00

Nas brincadeiras internas do Barcelona, Neymar pode tirar sarro de Luis Suárez e dizer que é mais efetivo para o Brasil do que seu companheiro é para o Uruguai. Mais do que isso, em três jogos contra os brasileiros, o atacante nunca marcou e sequer conseguiu vencer. Foram três derrotas.

Adversários desta sexta-feira (25) pela 5ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, os dois se enfrentam pela primeira vez depois do primeiro encontro em 2013, pela Copa das Confederações, quando a seleção brasileira saiu vencedora.

Jogando pela seleção brasileira profissional, Neymar tem 46 gols marcados em 69 partidas, o que significa uma média de quase 0,67 gol, superior ao uruguaio, que defendeu o país em 82 partidas e marcou 44 gols, o que significa uma média de 0,52.

A diferença aumenta ainda mais se for comparado o desempenho dos dois nas seleções de base. Neymar tem uma média de 0,7 gol em 86 partidas, totalizando 60 redes balançadas. Suárez, por sua vez, alcança uma média de 0,52 em 89 jogos, ou seja, 46 gols.

O camisa 9 do Barcelona só leva vantagem em cima do brasileiro quando o assunto é jogos por clubes. Em toda a sua carreira, Suárez tem 274 gols em 412 jogos, o que significa uma média de 0,66. Neymar, por sua vez, já fez 217 gols em 355 partidas, sendo a média de 0,61.

RIVALIDADE SÓ NAS ELIMINATÓRIAS

Se quando entrarem em campo a amizade será deixada de lado, fora dele, a relação seguirá em alta. Os dois são bem amigos e, em treinos do Barcelona, são vistos toda hora fazendo piadas. Justamente por terem um espírito mais brincalhão, é comum ver a dupla trocando tapas e empurrões de brincadeiras, coisas que não acontecem com a outra estrela do trio, o argentino Lionel Messi.

Até o fim do ano, inclusive, Neymar deve comprar uma casa na mesma região onde Suárez e Messi já estão morando. A relação, que já é boa, vai ficar ainda mais próxima.

Neymar, aliás, só chama Suárez pelo apelido carinhoso: "El Gordo". O fato de o uruguaio gostar muito de comer hambúrguer virou uma piada eterna e até mesmo uma aposta entre eles para a partida desta sexta. Quem ganhar comerá na conta do outro.

Luisito, aliás, já ganhou uma outra aposta com Neymar. Durante o Mundial de clubes, ele prometeu e cumpriu que faria três gols contra o Guangzhou Evergrande, na semifinal. Ao completar o hat-trick, olhou para o banco, fez sinais para zombar o brasileiro e fez o camisa 11 cair no riso.