Topo

Palmeiras está a três pontos da zona de rebaixamento do Paulistão

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 09h18

A derrota para o Água Santa, por 4 a 1, não foi ruim para o Palmeiras apenas na briga pela classificação para a fase final do Campeonato Paulista. O time também passa a temer agora um possível rebaixamento no torneio estadual. A vantagem para a zona de queda é de apenas três pontos.

Com o revés em Presidente Prudente, o time alviverde perdeu cinco posições na tabela ao ser ultrapassado por Novorizontino, Linense, Ferroviária, Ponte Preta e São Bernardo. A distância para a zona do descenso, porém, não mudou, pois cinco times do grupo perderam na rodada.

Na classificação geral do Paulistão, o Palmeiras é atualmente o 13º colocado com 15 pontos. O Oeste é o clube mais próximo de sair da zona de rebaixamento em 15º com 12 pontos. No Grupo B, o Palmeiras é o último colocado, atrás de São Bernardo, Ponte Preta, Novorizontino e Ituano.

A quarta derrota seguida ainda fez o clube ter o pior início de temporada dos últimos 30 anos. O retrospecto nos 16 jogos oficiais (cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas) só é inferior ao registrado em 1985.

Veja a tabela do Campeonato Paulista

Apesar da vantagem ser de só três pontos, o Palmeiras dificilmente entraria na zona de rebaixamento já na próxima rodada devido ao saldo de gols. O Oeste tem -3 de saldo enquanto o time da capital tem 3 positivo.

Entre os dois clubes ainda existe justamente o Água Santa que derrotou o Palmeiras. Ele tem os mesmos 15 pontos, mas perde no saldo de gols, que é de -6.

Botafogo e XV de Piracicaba também estão apenas a três pontos do Palmeiras, só que o time de Piracicaba ainda tem de tirar dez gols de diferença entre o saldo das equipes. Já a equipe de Ribeirão Preto tem duas vitórias a menos, ou seja, em caso de empate em pontos, ficaria atrás.

A zona de rebaixamento tem dois confrontos diretos do Palmeiras. Mogi Mirim, com 11 pontos, e Rio Claro com nove pontos. O terceiro duelo pela frente é contra o Corinthians.