Topo

Estreante em clássico, Zidane encara um tabu de 9 anos do Barça contra Real

Luis Enrique e Zidane irão se enfrentar pela primeira vez como treinadores - Arte/UOL Esporte
Luis Enrique e Zidane irão se enfrentar pela primeira vez como treinadores Imagem: Arte/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

01/04/2016 15h39

O técnico Zinedine Zidane, que faz bom trabalho no comando do Real Madrid, precisará superar uma marca negativa que dura desde 2007: vencer o rival Barcelona no primeiro jogo como técnico do clube merengue.

O último técnico merengue a conseguir superar o catalães em seu primeiro clássico foi Bernd Schuster, em 2007. Desde então, Juande Ramos, Manuel Pellegrini, Jose Mourinho, Carlo Ancelotti e Rafa Benítez acabaram derrotados em seu primeiro clássico.

Apesar de ser bem menos experiente que seus antecessores, Zidane pode se apegar ao seu retrospecto como jogador. Em sua estreia contra o Barcelona, em abril de 2001, o Real Madrid venceu por 2 a 0, no Santiago Bernabey, com gols de Morientes e Figo. Em cinco jogos disputados no Camp Nou, estádio do Barcelona, Zidane perdeu apenas uma partida.

O clássico também marcará o reencontro entre Zidane e Luis Enrique. Os dois se enfrentaram cinco vezes durante período em que eram jogador, com direito a uma dura discussão entre os meio-campistas em partida disputada na temporada 2002/2003.

Zinedine Zidane e Luis Enrique discutiram durante clássico entre Barcelona X Real Madrid - Reprodução/Marca - Reprodução/Marca
Zinedine Zidane e Luis Enrique discutiram durante clássico entre Barcelona X Real Madrid
Imagem: Reprodução/Marca

Diversos treinadores não suportaram o peso da derrota no primeiro clássico: Juande Ramos acabou demitido ao final da temporada após uma dura derrota por 6 a 2, no Santiago Bernabeu. Benítez também acabou desligado após triunfo dos catalães sobre os merengues, nem chegando a terminar a temporada, sendo substituído pelo atual treinador.