Topo

Goleiros brilham e estaduais ficam marcados por pênaltis perdidos; assista

Fernando Prass foi um dos goleiros que brilharam pegando pênaltis na rodada - Eduardo Knapp/Folhapress
Fernando Prass foi um dos goleiros que brilharam pegando pênaltis na rodada Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/04/2016 19h34

A rodada de fim de semana dos campeonatos estaduais pelo Brasil ficou marcada por grandes atuação dos goleiros, que infernizaram a vida dos atacantes pegando vários pênaltis país afora. Foram pelo menos cinco jogos nos quais as penalidades perdidas poderiam ter mudado os roteiros das partidas. A começar pelos clássicos.

Em São Paulo, no Pacaembu, Fernando Prass pegou pênalti batido por Lucca, atacante do Corinthians, e viu o Palmeiras chegar ao gol da vitória com Dudu logo na sequência da peleja. O próprio goleiro palmeirense reconheceu na saída do gramado a importância da defesa para o resultado final do jogo.

 

Pelo estadual do Rio de Janeiro, Botafogo e Flamengo empataram por 2 a 2 com polêmica sobre o pênalti que originou o segundo gol do Glorioso. Rodrigo Lindoso cobrou e parou em Paulo Vitor, mas Luis Ricardo invadiu a área precocemente, pegou rebote e só rolou para o atacante se redimir.

Neste caso, a irregularidade no momento da cobrança do pênalti interferiu no placar do jogo, já que Luis Ricardo chegou antes à bola por causa da invasão. O correto, segundo rege a regra, teria sido o juiz punir a invasão mandando repertir a cobrança.

 

Já o Vasco cedeu empate ao Volta Redonda após Nenê desperdiçar penalidade máxima diante do goleiro Mota. De quebra, o Cruzmaltino perdeu a liderança da Taça Guanabara para o rival Fluminense. E Nenê, que nunca havia perdido um pênalti pelo Vasco, enfim falhou da marca da cal.

 

De volta para a capital paulista, o São Paulo garantiu vitória de virada contra o Oeste com gol no finzinho de Maicon. Zagueiro que havia esbarrado no goleiro Leandro e perdido uma penalidade quando o jogo estava empatado em 1 a 1.

O Tricolor do Morumbi, aliás, sofre para balançar as redes da marca da cal na temporada. São cinco pênaltis perdidos em seis chances até então: aproveitamento inferior a 20%. Michel Bastos (das vezes), Ganso, Calleri e Maicon já falharam na temporada. Só Michel Bastos conseguiu converter uma chance em 2016.

 

Por fim, no Gauchão, o Inter também desperdiçou uma cobrança de pênalti com Marquinhos, na única cobrança que não foi defendida por goleiro. Quem parou o atacante, neste caso, foram as traves - já que a bola bateu os dois postes antes de sair pela linha de fundo. Pelo menos Marquinhos, assim como Rodrigo Lindoso, conseguiu se redimir marcando um gol após falhar na penalidade.