Topo

Governo de SP decide que clássicos terão torcida única até dezembro

Do UOL, em São Paulo

04/04/2016 21h01

Até dezembro de 2016 os clássicos realizados na cidade de São Paulo terão torcida única. A decisão do Governo de SP foi tomada após reunião entre a Federação Paulista, a Promotoria do Estado e da Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo e é resposta à onda de violência, que deixou um morto, entre torcidas do Palmeiras e do Corinthians, antes da disputa do clássico neste domingo (03).

A medida foi anunciada na noite desta segunda (04) e vale para todas as competições a partir do Brasileirão.

Além de torcida única em clássico, outras medidas também serão colocadas em prática. Os clubes estão proibidos de repassar ingressos para torcidas organizadas. Os integrantes desse tipo de torcida também não poderão entrar nos estádios de São Paulo com qualquer item referente à organizada.

A medida foi tomada após um domingo violento em vários pontos da capital paulista. Torcedores integrantes das organizadas de Palmeiras e Corinthians se enfrentaram em diversos locais, inclusive em estações de metro. Uma pessoa que não tinha nada a ver com a briga entre os torcedores acabou levando um tiro na estação São Miguel da CPTM e morreu. O corpo ainda não foi identificado.

Segundo dados da Polícia Militar, 55 pessoas foram presas, mas todas liberadas até esta segunda-feira após assinatura de um termo circunstanciado. Eles responderão judicialmente pelos confrontos.