Topo

Com três ações, Levir Culpi chuta crise e muda cara do Fluminense

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/04/2016 06h00

Como Levir Culpi espantou a crise e fez o Fluminense voltar a jogar bem em menos de um mês? Uma trinca de ações explica o fenômeno: simplicidade, repetição da escalação do time titular e confiança aos atletas. Para corrigir os erros apresentados pela equipe, o novo treinador percebeu que tinha que entender o momento e os sintomas apresentados pelos jogadores.

Após alguns treinamentos e muitas conversas, Levir chegou a conclusão de que o Fluminense contava com um elenco qualificado, mas que precisava, por exemplo, de mais confiança. O ex-treinador Eduardo Baptista não tinha medo de mudar a escalação sempre que achasse necessário, criando uma insegurança grande no grupo. Alguns jogadores simplesmente não rendiam o esperado.

Assim, o treinador definiu seu time titular. Passou segurança aos jogadores e os encheu de confiança. Com os onze definidos, Levir passou para a questão tática. Sem inventar, identificou que os jogadores estava muito distantes uns dos outros e precisavam forçar alguns passes, gerando erros. A primeira orientação foi a compactação sem a bola e aproximação com ela.

"Os jogadores têm de entender o que vamos fazer na parte coletiva. Uma das piores coisas do jogador brasileiro costuma ser a parte tática, e temos de fazer este trabalho", disse o sincero Levir Culpi.

O fato é que a conversa entre comissão técnica e jogadores ajudou o Fluminense, que reduziu o número de gols sofridos e voltou a ser competitivo. Prova disso é que o time ainda não perdeu sob o comando de Levir: são 4 vitórias e três empates. Nesses duelos, o Tricolor avançou para a final da Primeira Liga e arrancou a liderança da Taça Guanabara das mãos do Vasco.

"O trabalho está sendo bem executado. Ele tem comando e chegou chamando toda a responsabilidade. Ele chegou, bateu no peito e falou: 'façam o que eu estou pedindo. Se der errado, eu sou o responsável. Mas se vocês fizerem o que eu estou falando, as coisas darão certo e a confiança vai voltar'. Ele está nos dando muita moral e ajudando muito”, disse Fred, principal líder do elenco.

Melhor para o Fluminense. Se há um mês as Laranjeiras estavam um turbilhão de emoções, com queda de técnico e diretoria, hoje a sede é um lugar tranquilo para se trabalhar. Méritos de Levir Culpi.