Topo

Por que o novo técnico do Ceará está focado no Palmeiras e no Paulistão

Sérgio Soares chega para a sua segunda passagem pelo Ceará - Site oficial do Ceará
Sérgio Soares chega para a sua segunda passagem pelo Ceará Imagem: Site oficial do Ceará

Do UOL, em São Paulo

11/04/2016 18h45

Sérgio Soares foi apresentado nesta segunda-feira como novo técnico do Ceará. Velho conhecido da torcida alvinegra, ele chega para reerguer o time, que foi eliminado do Estadual neste domingo antes mesmo das semifinais. Mas ainda não será nesta semana que ele iniciará os trabalhos nesta sua segunda passagem pelo clube. E o motivo chama-se São Bernardo.

Antes de dar total atenção ao seu novo emprego, Sérgio Soares quer terminar o trabalho que ainda segue com o time paulista. O São Bernardo é o adversário do Palmeiras nas quartas de final do Campeonato Paulista, em jogo marcado para a próxima segunda, no Allianz Parque.

A classificação para o mata-mata veio apenas na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, após vitória de 1 a 0 sobre o Água Santa, neste domingo. Antes disso, na segunda-feira passada, dia 4, o Ceará já havia anunciado o retorno de Sérgio Soares, que talvez ainda não contasse com a classificação de sua equipe, que segue viva no Paulistão.

Desta forma, o início do trabalho de Sérgio Soares no Ceará ainda é incerto, e está atrelado ao que o São Bernardo fizer no Paulistão. Caso o time do ABC supere o Palmeiras no jogo único de quartas de final, o técnico deve continuar treinando e comandando a equipe paulista na competição estadual. Já em caso de eliminação, ele deve assumir o Ceará, de vez, na terça-feira (dia 19), já começando a preparar a equipe para a Série B e para a sequência da Copa do Brasil.

Sérgio Soares teve sua primeira passagem no comando do Ceará entre 2013 e 2014. No período, conquistou o tetracampeonato estadual e chegou à final da Copa do Nordeste.

Ceará em crise

Sérgio Soares chega ao Ceará com o clube totalmente em crise. Nesta segunda-feira, o Ceará, através de seu presidente, Robinson de Castro, que foi alvo de protestos da torcida alvinegra, confirmou diversas mudanças tanto na diretoria como no elenco. O gerente de futebol Rodrigo Pastana pediu afastamento do cargo, assim como o diretor de futebol Haroldo Martins.

Somado a isso, o clube alvinegro anunciou a dispensa de sete jogadores: os zagueiros Raul Silva, Thiago Carvalho e Carlão, o lateral direito Robertinho, o lateral esquerdo Fernandinho, o volante Jhonnatan e o meia Emanuel Biancucchi, primo do astro Lionel Messi e irmão de Maxi.