Topo

Autor de gol em final entre Brasil e França reflete sobre conquista de Copa

Ex-meia da seleção francesa levantou suspeita sobre resultado da Copa do Mundo de 1998 - Ben Radford /Allsport
Ex-meia da seleção francesa levantou suspeita sobre resultado da Copa do Mundo de 1998 Imagem: Ben Radford /Allsport

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 19h21

O ex-meia da França Emmanuel Petit deu uma declaração polêmica sobre a conquista da Copa do Mundo da França, em 1998, quando os anfitriões bateram o Brasil por 3 a 0 na final.

A histórica partida, que decretou a conquista do primeiro título mundial francês, sempre teve como pano de fundo uma suspeita levantada especialmente em fóruns de internet: supostamente, a França teria comprado a Copa do Mundo para amenizar a crise social e política que o país atravessava.

No entanto, até o momento, nada foi comprovado e a história sempre ficou tachada como apenas mais uma “teoria da conspiração”. Porém, a declaração dada por Petit, que marcou o terceiro gol francês na partida, promete reacender a polêmica em torno do assunto. Em um vídeo gravado para um documentário de internet, o meia questionou a conquista da Copa do Mundo.

“Nós realmente ganhamos a Copa do Mundo? Não é um pouco de arranjo, é? Eu não sei... No campo, você realmente tenta ganhar. Fizemos de tudo quando enfrentamos nossos adversários. Mas, com tudo o que está acontecendo agora, eu tenho que me perguntar. Isso me assusta às vezes, estou me tornando paranoico. Fui marionete para manter a economia. Será que nós realmente ganhamos essa Copa do Mundo? Sim. Nós, os jogadores, fizemos tudo para isso. Além disso, não sei se teve arranjos. Tenho pensado nisso nas últimas semanas”, comentou o meio-campista.

Para embasar seu comentário, Petit usou a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil. Segundo o jogador, o polêmico pênalti de Lovren sobre Fred, na partida inaugural do torneio, entre Brasil e Croácia, evidencia a suposta manipulação que pode existir no torneio mundial.

“Ganhamos a Copa do Mundo há 17 anos. Isso ficou na minha cabeça. No Mundial do Brasil, em 2014, quando eu vi a partida Brasil x Croácia, foi um pouco desolador”, comentou o ex-meia.