Topo

Lusa é denunciada no TJD e pode cair para A-3. Penapolense pode salvá-la

Torcida da Portuguesa acompanha jogo no Estádio do Canindé pela Série A2 - Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo
Torcida da Portuguesa acompanha jogo no Estádio do Canindé pela Série A2 Imagem: Leonardo Benassatto/Futura Press/Estadão Conteúdo

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 16h35

A Portuguesa pode voltar a enfrentar problemas no "tapetão". Denunciada pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) por falta de pagamentos, o time do Canindé está sujeito a perder três pontos e ser rebaixado para a A-3 do Campeonato Paulista. 

A equipe paulista terminou a competição em 13º, com 24 pontos, apenas a dois pontos do Paulista, o primeiro da tabela a ser rebaixado desta temporada, ao lado de Monte Azul, Independente, Atlético Sorocaba, Marília e Rio Branco. Se perdesse três pontos, a Lusa iria aos 21 e ficaria atrás dos 22 da equipe de Jundiaí. 

A denúncia, feita pelo Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, foi recebida pelo TJD e pela FPF (Federação Paulista de Futebol) na última terça-feira (19) e será analisada em breve. Se julgar procedente, o Tribunal estipulará um prazo para que a pendência financeira seja quitada. 

"Recebemos uma denúncia de falta de pagamento e fiz uma reunião com os atletas no CT na segunda-feira. A Portuguesa está abandonada, sem diretor, sem presidente. Os caras reclamaram até da falta de comida. Tem jogador que precisou pagar a própria operação. Eu alertei os jogadores que a denúncia poderia ocasionar o rebaixamento, mas a decisão tomada foi mesmo de denunciar", disse o diretor de relacionamento do Sindicato dos Atletas, Mauro Costa.

Ainda na esteira da falta de pagamentos, a Portuguesa pode dar W.O. no jogo do próximo dia 26 de abril, contra o Parnahyba, pela Copa do Brasil. Na ida, o time paulista já foi derrotado por 2 a 1. 

Vale lembrar que a Portuguesa foi rebaixada em 2013 após perder pontos por escalar Héverton de forma irregular em uma partida contra o Grêmio. O UOL Esporte tentou contato com a Portuguesa, mas não obteve sucesso. 

PENAPOLENSE PODE SER A SALVAÇÃO

Outro time denunciado no TJD foi o Penapolense. Também por falta de pagamento, a equipe do interior de São Paulo passará pelo mesmo procedimento e poderá perder três pontos. 

Caso a punição seja confirmada, o time iria a 20 pontos e entraria na zona de rebaixamento, tirando o Paulista da lista de rebaixados. Além disso, ficaria com menos pontos que a Lusa, salvando a equipe de origens portuguesas do descenso. 

O UOL Esporte também tentou entrar em contato com o Penapolense e não conseguiu.