Topo

Médico que mudou dieta de Messi exalta método e vê preconceito no futebol

Messi revolucionou sua dieta e recuperou sua melhor forma após a Copa de 2014 - REUTERS/Albert Gea
Messi revolucionou sua dieta e recuperou sua melhor forma após a Copa de 2014 Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

28/04/2016 10h59

O médico italiano Giuliano Poser falou em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo sobre as mudanças que fez na dieta de Lionel Messi em 2014, quando o jogador o procurou após temporada decepcionante pelo Barcelona.

Praticante de um ramo da medicina alternativa chamado cinesiologia aplicada, Poser exaltou os resultados de seu método, que consiste em realizar um "estudo da força dos músculos" do paciente e diagnosticar problemas de saúde a partir daí.

"O tratamento é específico para cada pessoa, mas a base é sempre uma boa alimentação", disse o médico. Ele recomenda que açúcar e farinhas sejam cortados, que o consumo de carne diminua e que sejam valorizados cereais integrais, frutas, verduras e azeites.

Segundo o jornal, Messi perdeu 3,5 kg após a Copa do Mundo de 2014, o que foi fundamental para a excelente temporada 2014/15 na qual ele conquistou a tríplice coroa pelo Barcelona (Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol e Copa do Rei). Poser, porém, diz que há preconceito contra seus métodos no mundo do futebol.

"Há muita ignorância, é difícil para muitos jogadores entenderem. Mas os que se animam e tentam rapidamente veem os efeitos em três semanas, e geralmente não voltam mais atrás. É questão de abrir um pouco a cabeça", afirmou.

O médico também afirmou que sua vida "convulsionou" depois que se tornou conhecido o fato de que Messi era seu paciente, no ano passado.

"Diria que o efeito Messi convulsionou minha vida, sobretudo nos três primeiros meses, porque não parava de tocar o telefone e apareciam jornalistas de todos os cantos do mundo. Por outro lado, todo mundo vê Messi toda semana, e desde então não podem colocar em dúvida meu método", concluiu.