Topo

Corinthians e Grêmio lideram possíveis baixas que Copa América trará

Com Fágner, Corinthians tem quatro atletas pré-convocados à Copa América - Mauro Horita/AGIF
Com Fágner, Corinthians tem quatro atletas pré-convocados à Copa América Imagem: Mauro Horita/AGIF

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 18h16Atualizada em 05/08/2020 02h00

Diversas seleções sul-americanas divulgaram nesta sexta-feira (29) as respectivas pré-listas de jogadores convocados à Copa América Centenário, que acontecerá de 3 a 26 de junho, nos EUA.

Assim, os clubes brasileiros sofrerão desfalques entre as rodadas 6 e 11 do Campeonato Brasileiro, que não será interrompido no período de disputa da competição continental. Os clubes que mais devem sofrer com as possíveis ausências são o Corinthians e o Grêmio, com quatro ao todo.

Os pré-convocados do Corinthians estão na pré-lista do Paraguai, Romero e Balbuena, e mais dois na pré-convocação da seleção brasileira, Fágner e Elias. Já o Grêmio "perdeu" três jogadores para o Brasil, Marcelo Grohe, o volante Walace e o atacante Luan, e ainda Miller Bolanos para o Equador.

Depois do Corinthians, os times brasileiros que tiveram mais jogadores pré-convocados à Copa América foram Santos, São Paulo, Atlético-MG, com três. O Peixe com o meia Lucas Limas e os atacantes Gabriel e Ricardo Oliveira.

Já o tricolor do Morumbi teve Rodrigo Caio, Paulo Henrique Ganso e Mena pré-convocados. Em Belo Horizonte, o Equador foi quem mais desfalcou o Atlético, com Erazo e Cazares. Douglas Santos, no Brasil, completou a lista.

A lista segue com o Palmeiras. E no Palestra os atacantes Gabriel Jesus e Lucas Barrios - esta último pela seleção do Paraguai.

Por fim, com um jogador nas pré-listas das seleções sul-americanas à Copa América, aparecem Flamengo (o atacante Paolo Guerrero, no Peru), Internacional (o goleiro Alisson, no Brasil), Vasco (o goleiro Martín Silva, no Uruguai), Cruzeiro (o meia De Arrascaeta, no Uruguai), e Coritiba (o meia César González, na Venezuela).

Algumas seleções sul-americanas, como o Equador, ainda não divulgaram suas listas. Em tempo, vale lembrar também que alguns jogadores lembrados por Dunga na pré-lista à Copa América têm idade olímpica e devem compor o elenco que buscará a medalha de ouro na Rio-16.

É o caso de Gabriel Jesus, Rodrigo Caio e Luan, por exemplo. Ou seja, mesmo que eles não estejam na lista final para a Copa América, deverão desfalcar seus clubes durante a disputa do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, que acontece de 4 a 20 de agosto.

Neste caso, a situação dos clubes brasileiros é um pouco melhor, já que eles sofreriam com desfalques "apenas" em quatro jogos, entre as rodadas 18 e 21 do Brasileirão.

Jogadores que atuam no Brasil pré-convocados à Copa América*

Ángel Romero (PAR) - Corinthians

Fábian Balbuena (PAR) - Corinthians

Elias (BRA) - Corinthians

Fágner (BRA) - Corinthians

Gabigol (BRA) - Santos

Lucas Lima (BRA) - Santos

Ricardo Oliveira (BRA) - Santos

Luan (BRA) - Grêmio

Marcelo Grohe (BRA) - Grêmio

Walace (BRA) - Grêmio

Ganso (BRA) - São Paulo

Rodrigo Caio (BRA) - São Paulo

Eugênio Mena (CHI) - São Paulo

Gabriel Jesus (BRA) - Palmeiras

Barrios (PAR) - Palmeiras

Paolo Guerrero (PER)- Flamengo

Marín Silva (URU) - Vasco

Douglas Santos (BRA) - Atlético-MG

Juan Cazares (EQU) - Atlético-MG

Frickson Erazo (EQU) - Atlético-MG

Alisson (BRA) - Internacional

De Arrascaeta (URU) - Cruzeiro

César González (VEN) - Coritiba

Mark González (CHI) - Sport