Topo

Por que Palmeiras ainda não escolheu entre Esporte Interativo e Globo?

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 06h00

Em meio a uma série de anúncios de novos contratos celebrados entre clubes e emissoras de televisão, apenas um entre os principais times do país não tomou uma decisão: o Palmeiras. E é justamente por isso que ele passou a ser objeto de desejo da briga protagonizada entre Esporte Interativo e Globo.

Mas por que todo mundo está anunciando seu novo vínculo e só o Palmeiras que não?

Com os empréstimos feitos por Paulo Nobre e com o alto valor de patrocínio pago pela Crefisa, o clube encontra-se em uma situação econômica estável. Tem dívidas, mas quase todas com juros mais baixos do que os praticados pelo mercado, justamente por ter em seus cofres dinheiro dado pelo próprio presidente.

Por isso, o Palmeiras prefere aguardar a movimentação do mercado, entender como será a atuação do Esporte Interativo e então tomar uma decisão. Se precisasse tomar um rumo neste momento, a Globo seguiria como a favorita.

Para conseguir convencer o Palmeiras, o Esporte Interativo precisaria mudar a proposta apresentada e, provavelmente, teria problemas com os outros clubes com quem já fechou, uma vez que prometeu que daria o mesmo tratamento a todos os times.

Os contratos assinados valerão a partir de 2019, mas todos os clubes têm fechado com antecedência em nome do adiantamento do pagamento, chamado também de luvas. Como tem por política não topar adiantamento, Paulo Nobre também não tem pressa para fechar o seu novo acordo. Como mostrou o Blog do PVC, vários clubes tiveram diminuição no pagamento por causa disso.

Entre os principais clubes do país, a Globo já anunciou que fechou com Corinthians, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e Grêmio. A Esporte Interativo, por sua vez, tem o Santos e o Internacional acertados.

Entre os outros clubes, o Esporte Interativo adiciona a sua lista Atlético-PR, Coritiba, Bahia, Ceará, Joinville, Sampaio Corrêa, Paysandu, Ponte Preta, Criciúma, Fortaleza e Paraná. A Globo, por sua vez, também tem acordo com América-MG, Sport, Vitória, Chapecoense, Avaí, Náutico, Goiás e Londrina.