Topo

Inter confirma Iarley como novo coordenador técnico da base

Ex-atacante já havia sido procurado antes para assumir cargo no futebol do Inter - AP
Ex-atacante já havia sido procurado antes para assumir cargo no futebol do Inter Imagem: AP

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/04/2016 14h22

Iarley está de volta ao Internacional. Neste sábado (30), o clube gaúcho anunciou o ex-atacante como seu novo coordenador técnico nas categorias de base. A missão dele será aproximar os times inferiores do elenco principal.

A negociação com Iarley, campeão do Mundial de Clubes de 2006, teve desfecho nesta semana. Mas a sondagem é antiga.

No final de 2014, o ex-atacante foi procurado e esteve em vias de assumir função no departamento de futebol profissional. Na última hora, o acordo não evoluiu. Depois, ele foi um dos especulados para ocupar a vaga deixada por Jorge Macedo, executivo que foi para o Fluminense.

A chegada de Iarley é a primeira de uma série de mudanças que o Internacional deve promover em seu organograma nas próximas semanas. Deive Bandeira, atual coordenador do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas) assumirá o cargo de diretor executivo. E um novo diretor político será anunciado também.

Na base do Inter, Iarley atuará em conjunto com o coordenador geral Luiz Fernando Ortiz. Ele foi um dos mentores do projeto conhecido como ‘Aprimorar’, que trabalha fundamentos técnicos específicos para cada função em campo.

Iarley tem 42 anos e mantém uma fábrica de panelas no interior do Ceará. Trabalhou, ainda, como comentarista dos canais ESPN após se aposentar como jogador. Na carreira, além do Inter, ele defendeu Ferroviário, Quixadá, Paysandu, Goiás, Corinthians, Boca Juniors, Ceará, Dorados-MEX, Ceuta-ESP, Melila-ESP e Real Madrid.