Topo

Aborrecido com críticas no Barça, Neymar muda hábitos na rede e até com fãs

Juan Medina/Reuters
Imagem: Juan Medina/Reuters

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

05/05/2016 06h00

Neymar vai ao treino do Barcelona. A um restaurante. Se diverte com amigos em casa ou participa de eventos publicitários. Tudo isso agora de maneira reservada. O brasileiro passou a evitar exposição até o fim da temporada no clube por conta da incômoda pressão recebida pela maneira como se comporta.

O UOL Esporte ouviu de pessoas próximas de Neymar que ele está chateado. Considera injusto ter o nome associado a festas em momento delicado no clube logo apos a eliminação para o Atlético de Madri na Liga dos Campeões. E a decisão do jogador foi a de se fechar, sem expor a vida social nos perfis em redes sociais como de costume. A conta no Snapchat está inutilizada há mais de dez dias. A do Instagram agora é usada com pouca frequência, e quase sempre para posts relacionados ao time.

neymar caído - Marcelo del Pozo-30.abr.2016/Reuters - Marcelo del Pozo-30.abr.2016/Reuters
Imagem: Marcelo del Pozo-30.abr.2016/Reuters

Em Barcelona, Neymar evita aparição em locais públicos. Em restaurante já usou ate área privada para comer com amigos e outros jogadores brasileiros do clube para não ter contato com os fãs. Sempre bastante atencioso, o atacante quer evitar fotos com os admiradores.

A decisão da mudança

Neymar sempre ouviu de pessoas que cuidam de sua imagem e de amigos conselhos para não expor exageradamente a vida social. Fotos e vídeos em festas eram considerados abusivos, mas o brasileiro jamais se importou. As redes sociais que utiliza são manuseadas apenas por ele e a nova postura foi uma decisão própria.

Ao seguir para Londres em dias de folga na semana passada, Neymar não fez nenhuma menção em rede social. Por lá, o brasileiro foi flagrado saindo de uma casa noturna e as imagens foram repercutidas de forma negativa em Barcelona. A crítica o incomodou bastante.

Agora, além de evitar a exposição, Neymar quase sempre se fecha em casa. Nos dias de folgas dadas pelo Barcelona nesta semana cumpriu uma agenda comercial e descansou. Festas na madrugada não estão nos planos. No aniversário de Daniel Alves na sexta-feira, por exemplo, tem presença marcada em um jantar. Tudo sem exibicionismo na internet.

A defesa de Neymar

O brasileiro ficou chateado com críticas de torcedores e jornalistas por conta de como leva a vida fora do campo. Entende que os dias de folga são desconsiderados em uma análise sobre o comportamento e avalia não ter feito nada de diferente no ano anterior, quando inclusive viajou para o Brasil em março para o aniversário da irmã - o fato é uma das principais queixas ao jogador.

Neymar não se considera em momento físico ruim e acredita ter caído de rendimento assim como o restante do time, fruto de um desânimo coletivo com a eliminação da Liga dos Campeões. Nas derrotas para Real Madrid, Atlético de Madri e Valencia, o brasileiro ainda ressalta a cobertura dupla de marcadores enfrentada.

Ronaldinho Gaúcho no Barcelona - 20.dez.2003/AFP - 20.dez.2003/AFP
Imagem: 20.dez.2003/AFP

A percepção é de que a crítica está atrelada ao momento vivido no clube, que ainda disputa os títulos do Campeonato Espanhol e Copa do Rei, mas perdeu credibilidade pelos seguidos tropeços desde março - time perdeu os 11 pontos de vantagem para o Atlético de Madrid.

A lembrança de Ronaldinho

A agenda social de Neymar já foi tema de reportagens em todos os jornais esportivos da Catalunha. Os textos são carregados de críticas e lembranças ao estilo de vida de Ronaldinho em Barcelona são constantemente realizados.

“O Barcelona historicamente tem problema para encaixar jogadores com culturas de festas. O Ronaldinho, Romário, os brasileiros carregam muito essa imagem de prazo de validade. É um clube de torcedor que se considera proprietário, trata jogadores como seus funcionários e por isso há uma vigilância forte", disse Toni Padilla, editor do jornal catalão ARA.

"Mas considero injusto o que falam do Neymar no momento. O Ronaldinho se atrasava em treino, tem casos até de chegar embriagado. O Neymar segue com o mesmo comportamento de sempre. O que faltam são os resultados", complementou.