Topo

Del Nero usa Bandeira em 1ª convocação sem presidente: 'chefe não viaja'

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/05/2016 12h54

A convocação da seleção brasileira para a Copa América, nesta quinta-feira, mostrou um novo cenário em eventos deste porte no auditório da CBF. Pela primeira vez em muitos anos, a mesa não contava com nenhum dirigente da Confederação. Ao lado do técnico Dunga e do coordenador Gilmar Rinaldi, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, ocupava a cadeira destinada aos cartolas.

O mandatário rubro-negro é mais um a servir de “escudo” da entidade em eventos oficiais – no sorteio das Olimpíadas, o vice Coronel Nunes substituiu o presidente Marco Polo Del Nero.

A cena confirma uma tendência: com Bandeira na mesa e convidado para ser chefe de delegação na competição nos Estados Unidos, Del Nero não viajará novamente. Investigado pela Justiça do país americano, o cartola ficará longe da seleção brasileira mais uma vez.

Questionado rapidamente sobre a nova ausência, Del Nero foi sucinto: “Chefe não viaja”.

Antes de ser envolvido em escândalos de corrupção, no entanto, o dirigente era figurinha certa em amistosos e jogos oficiais da seleção brasileira no exterior. A prisão de José Maria Marin, em maio de 2015, e a “fuga” de Marco Polo da Suíça na ocasião, sendo citado em investigações posteriormente, mudou essa rotina.