Topo

Ex-goleiro do Santos, Henao melhora após sofrer paralisia facial

Henao jogou no Santos em 2005 - REUTERS/Jose Patricio
Henao jogou no Santos em 2005 Imagem: REUTERS/Jose Patricio

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 16h58

Conhecido por sua campanha vitoriosa com o Once Caldas na Copa Libertadores de 2004 e por sua passagem pelo Santos, o goleiro Henao se recupera de uma paralisia facial sofrida nesta semana e não tem previsão de volta ao futebol.

Ainda atuando pela equipe de Manizales, o arqueiro de 44 anos foi internado na quarta-feira e está sendo submetido a uma série de exames. Segundo o médico do Once Caldas, Gustavo Vinasco, o goleiro apresenta melhora, apesar de a causa da paralisia ainda ser um mistério. Ele deu entrada no hospital com a pálpebra caída e sem conseguir fechar os olhos.  

“Nestes casos é muito difícil (saber a causa) porque podem ser muitos fatores, como stress e frio. Fizeram tomografia, ressonância e testes neurológicos, mas não encontraram nada”, disse Vinasco, segundo o jornal El Tiempo.

O médico, no entanto, deu a entender que Henao tem um longo caminho de recuperação até a volta aos gramados. Ele deve ficar em observação pelo menos até o final da semana. “Temos que esperar e ver se de ele pode voltar a piscar com a terapia”, disse.

Henao já tem 24 anos de uma carreira iniciada no próprio Once Caldas. O goleiro viveu o auge no começo dos anos 2000, quando além de vencer a Libertadores de 2004 defendeu a seleção colombiana. Em 2005 ele teve uma passagem irregular pelo Santos, voltando no mesmo ano à Colômbia para atuar pelo Millonarios.