Topo

Ricardo Oliveira vê Santos sem dependência e minimiza 'convocação polêmica'

Deu preguiça de ver a convocação? A gente mostra os 5 pontos principais

UOL Esporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

05/05/2016 16h38

O atacante Ricardo Oliveira até reconhece que o Santos foi prejudicado na convocação da seleção brasileira para a disputa da Copa América Centenário, em junho deste ano, nos Estados Unidos. O clube paulista foi o time com mais convocados. Além do camisa 9, Dunga chamou Lucas Lima e Gabigol.

No entanto, o artilheiro santista fez questão de dizer que o Santos não sofre dependência de nenhum jogador e exaltou o elenco para minimizar a polêmica. 

“Por outro lado, clube pode se sentir prejudicado, punido, com a ausência de três considerados titulares, mas por outro lado fico feliz e tranquilo porque o time não tem dependência de um jogador. Jogadores estavam aqui e foram ganhando corpo, confiança, e hoje decidem jogos importantes. Instituições são valorizadas e jogadores ganham oportunidades importantes”, afirmou Ricardo Oliveira.

JUCA: SURPREENDE QUE O SANTOS TENHA ACEITADO ESSA SITUAÇÃO

UOL Esporte

“Sempre uma alegria imensa receber essa notícia. É um sonho de todo atleta. Poder representar o país, o Santos, e também parte desse grupo. Sinto-me como parte deles na seleção. Sem eles, não teria chegado lá. Eu, Gabriel e Lucas Lima representaremos o Santos e esse grupo de atletas que nos ajudaram”, completou.

O camisa 9, inclusive, lembrou os recentes feitos dos atletas que buscam espaço na equipe titular do Santos. Ronaldo Mendes é um deles. O meia entrou no lugar de Lucas Lima no primeiro jogo da final contra o Audax e marcou o gol de empate no fim da partida.

Antes dele, Vitor Bueno já havia marcado os dois gols do Santos na vitória por 2 a 0 contra o São Bento, nas quartas de final do Paulistão. Além deles, Ricardo Oliveira também destacou os gols de Léo Cittadini e Joel na temporada.

“Acho legal que nosso time não depende só de um cara. Dorival tem um elenco, não um time. Entra o Ronaldo e faz gols importantes. Vitor Bueno faz gols importantes. Léo Cittadini joga bem e faz gols. Joel quando entra dá conta do recado. E falaria de outros tantos. Importante é ter um elenco, que trabalha para o coletivo sobressair. Quando eu não faço gol, faz o Gabriel, e todos os outros. É motivo de alegria, e estou sendo sincero. Falei que eram jogadores de qualidade que estavam chegando no começo do ano e é assim que está acontecendo. Não vejo má fé, egoísmo, vejo vontade de ajudar. Às vezes pode atrapalhar, mas vou sempre apoiar a decisão do companheiro”, disse.

O Santos, por sua vez, não deixou de polemizar com a CBF e disse que a entidade prejudica a sua própria competição, o Campeonato Brasileiro, convocando três atletas de uma mesma equipe. 

O alvinegro praiano foi o clube mais prejudicado com a convocação da seleção brasileira. Caso o Brasil chegue à final da Copa América, a quantidade de partidas sem poder usar seus atletas será ainda maior: 9 partidas. No caso de Gabigol, o Santos terá mais problemas, pois o atleta também está nos planos de Dunga para a disputa dos Jogos Olímpicos.

De uma competição (Copa América), o atacante seguirá para outra (Olimpíada), retornando ao time da Vila somente após os Jogos da Rio-2016. O Santos pode perder Gabigol por até 18 rodadas do Nacional.

Confira a lista completa:

Goleiros: Alisson (Inter), Diego Alves (Valência-ESP) e Ederson (Benfica-POR)

Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Fabinho (Mônaco-FRA), Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP) e Douglas Santos (Atlético-MG)

Zagueiros: Miranda (Inter de Milão-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHN), Marquinhos(PSG-FRA) e Rodrigo Caio (São Paulo)

Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Elias (Corinthians), Casemiro (Real Madrid-ESP) e Rafinha (Barcelona-ESP)

Meias: Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING)

Atacantes: Douglas Costa (Bayern-ALE), Hulk (Zenit-RUS), Ricardo Oliveira (Santos) e Gabigol (Santos)