Topo

O que o Corinthians espera da dupla de reforços que chegará do Audax

Camacho, do Audax, tem características semelhantes às de Renato Augusto - Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress
Camacho, do Audax, tem características semelhantes às de Renato Augusto Imagem: Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/05/2016 06h00

A decisão do Campeonato Paulista entre Santos x Audax neste domingo (08) marca o fim das trajetórias de Guilherme Camacho e Bruno Paulo pela equipe de Osasco. Ambos são aguardados para os próximos dias pelo Corinthians, que enxerga perspectivas a médio prazo para a dupla.

O presidente Roberto de Andrade foi convencido a apostar nos dois jogadores diante do argumento de que seriam investimentos baixos e, portanto, de pouco risco. Há, dentro do Corinthians, a ideia de que Tite trabalha bem com esse tipo de atleta, que já tem qualidades, certa rodagem e ainda não explodiu. Caso uma aposta surta efeito, terá resultado positivo para os cofres do clube.

Camacho poderá fazer função de Renato Augusto

A qualidade de Guilherme Camacho para o passe contribuiu para que o meia de 26 anos se tornasse alternativa. Além de ser o principal passador do Paulista, o capitão do Audax também tem um percentual elevado de acerto no fundamento. Considerado um jogador maduro, tem características parecidas com as de Renato Augusto, guardadas às devidas proporções.

Hoje, dentro do Corinthians, apenas Rodriguinho consegue se aproximar mais do antigo dono da camisa 8, principal jogador na conquista do Brasileirão 2015. Mas há certa desconfiança sobre a capacidade que ele terá de manter o mesmo nível na disputa da Série A. Com Guilherme em baixa, sobretudo no que diz respeito à função para a qual foi adaptado e não conseguiu render totalmente, Camacho se tornará alternativa. Curiosamente, tal qual Renato, ele foi formado no Flamengo.

Bruno Paulo é um atacante de força física e incisivo

Ponta esquerda do Audax, Bruno Paulo é um jogador de características bem diferentes. A comissão técnica e direção do Corinthians ressaltam a velocidade do atacante e a aplicação tática no trabalho sem bola, uma virtude que Tite costuma buscar nos jogadores de frente. Bruno também tem qualidade técnica importante, o que aliás é um pré-requisito de todos os membros do time de Fernando Diniz, e também chega à área para finalizar.

A contratação de Bruno também funciona como prevenção, pois o clube considera que poderá negociar Romero ou Luciano na janela de transferências do meio do ano - Rildo é outro cotado para sair a médio prazo. Também há preocupação pela saída de Elias para a China no meio do ano, o que reforçou a necessidade de investir em Camacho.

Quais as desconfianças sobre ambos

Camacho defendeu o Botafogo na Série B de 2015 e não conseguiu jogar regularmente. No Flamengo e nas seleções de base, era visto como um jogador fisicamente franzino e de pouca imposição. No Audax, tem se transformado e é o líder do time dentro de campo. Já Bruno Paulo tem um histórico ruim no extracampo - esteve, sem destaque, no Palmeiras e no Vasco. Mas, neste momento, tem boas referências.

Até Fernando Diniz deu mais confiança às contratações

O fato de Bruno Paulo e Camacho terem sido formados juntos no Flamengo, desde o futsal, foi levado em conta para o acerto. As passagens pelas divisões de base de um grande clube indicam uma formação tática e técnica de melhor nível. Além disso, estar sob o comando de um treinador de destaque como Fernando Diniz dá mais segurança para as contratações. Os jogadores já haviam se destacado pelo Audax de Diniz em 2015.

Até terça-feira, com o título ou o vice-campeonato do Paulistão, Camacho e Bruno Paulo devem fazer exames e assinar contrato com o Corinthians. O tempo de vínculo ainda é guardado a sete chaves. O meio-campista é representado pelo empresário Carlos Leite. Já o atacante, que também trabalhou com Leite, atua com o agente Pedro Pereira.