Topo

Sem 'perfil', volante Maicon pode perder posto de capitão do Grêmio

Maicon pode perder posto de capitão do Grêmio após derrota na Libertadores - Lucas Uebel/Grêmio
Maicon pode perder posto de capitão do Grêmio após derrota na Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegr

08/05/2016 06h00

O processo de reformulação do Grêmio teve início tão logo o time foi eliminado da Libertadores. O diretor executivo de futebol, Rui Costa, foi o primeiro a perder o cargo. O vice de futebol, César Pacheco, também deve deixar posto. E a próxima mudança deve ocorrer no time, com Maicon perdendo lugar de capitão. 

O ex-jogador do São Paulo não é bem visto por setores do clube. Maicon não é considerado um atleta com o perfil ideal para ser capitão do Grêmio. Historicamente, a preferência para o posto é por jogadores que tem na garra a principal característica. Não é o caso dele, que é um volante mais técnico.

O marcador chegou do São Paulo no ano passado, onde também sofria com cobranças da torcida. Na volta a Porto Alegre, depois da eliminação para o Rosario Central, ele foi um dos mais criticados. 

A braçadeira de capitão tem em Pedro Geromel, um dos destaques técnicos do time, como principal candidato. Tudo passará pela avaliação do técnico Roger Machado. O comandante precisa remobilizar a equipe a partir do começo da semana. E a pressão segue forte. Depois das primeiras mudanças, os próximos resultados podem simbolizar nova possibilidade de alterações na equipe. 

O Grêmio terá 10 dias para planejar o futuro. O Tricolor está fora da decisão do Gauchão e volta a jogar apenas no Campeonato Brasileiro.