Topo

Pato desconfia do banco no Chelsea e deixa Corinthians confiante por venda

OLI SCARFF/AFP
Imagem: OLI SCARFF/AFP

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

09/05/2016 06h00

Alexandre Pato desconfia haver motivos pelo qual teve poucas oportunidades no Chelsea. De acordo com o que confidenciou a amigos, o atacante acredita que o clube inglês não pretende valorizar uma mercadoria de terceiros. Por isso, faria mais sentido recuperá-lo fisicamente, ter confiança sobre seu futebol e então apresentar uma oferta de compra ao Corinthians. Significa que, se ele tivesse grande destaque durante o empréstimo, o preço saltaria de forma considerável.

Dentro da direção corintiana, o clima em relação ao assunto é de confiança e expectativa pelo que irá acontecer nas próximas semanas. O Corinthians trabalha com informação semelhante à que foi divulgada recentemente pela emissora Sky Sports. De acordo com o canal, o novo treinador Antonio Conte quer manter Pato para a próxima temporada. Ele seria admirador do brasileiro desde sua passagem de destaque pelo Milan.

Ao fim deste semestre, o contrato de empréstimo entre Chelsea e Pato chegará ao fim, o que reduz a mais seis meses o vínculo entre o Corinthians e ele. Sem muita margem de negociação, a direção corintiana ainda teria R$ 5.2 milhões de dívida com o atacante em caso de não conseguir uma transferência em definitivo. As conversas dentro do Chelsea são conduzidas por Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci, que têm trânsito livre no clube.

Uma possibilidade discutida também é a venda de Pato para outro clube brasileiro. Houve, no início do ano, uma busca concreta do Atlético-MG pelo atacante do Corinthians. As conversas ocorreram paralelamente à ida de Giovanni Augusto ao Parque São Jorge. No caso de uma transferência interna, a direção corintiana avalia que poderia manter um percentual de direitos econômicos e, futuramente, recuperar parte dos R$ 40 milhões investidos na compra dele em 2013. Daniel Nepomuceno, presidente atleticano, é grande admirador do atleta.

Desde o empréstimo ao Chelsea, Pato só fez dois jogos. Na estreia contra o Aston Villa (2 de abril), foi protagonista ao fazer um gol e participar de outros dois. Uma semana depois, diante do Swansea, passou em branco e não jogou mais.