Topo

Fifa anuncia mudanças no processo de escolha de sede da Copa de 2026

Gianni Infantino anunciou mudanças no processo de escolha das sedes da Copa do Mundo - EFE/Cyril Zingaro
Gianni Infantino anunciou mudanças no processo de escolha das sedes da Copa do Mundo Imagem: EFE/Cyril Zingaro

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 15h17

A Fifa anunciou nesta terça-feira (10) uma importante mudança na forma em que as sedes para a Copa do Mundo são escolhidas. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, durante o 66º Congresso da Fifa, que acontece na Cidade do México. As mudanças se devem às críticas e às denúncias de corrupção na escolha dos Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Qatar).

O novo processo, que passará a valer para a Copa do Mundo de 2026, será realizado em quatro etapas: uma nova fase estratégia e de consultas (maio de 2016 a maio de 2017), fases avançadas para preparação de propostas (junho de 2017 a dezembro de 2018), avaliação da proposta (janeiro de 2019 a fevereiro de 2020), culminando em uma decisão em maio de 2020. Antes das mudanças anunciadas pela entidade, Canadá, México e Colômbia já haviam manifestado interesse em sediar o torneio.

Com a mudança, o processo passará a levar quatro anos para ser finalizado. Anteriormente, a decisão era tomada em apenas dois anos. Além disso, a escolha de cada torneio será feita de forma individual, ao contrário do que acontecia antes, quando sedes de duas edições do torneio eram definidas simultaneamente.

Após abrir a cerimônia com um extenso relatório de suas atividades desde o último encontro do Conselho, que aconteceu em março, Gianni Infantino detalhou as mudanças que foram elaboradas para tornar o processo mais transparente e evitar as polêmicas causadas pelas escolhas de Rússia e Qatar.

Segundo a entidade, a nova fase de consultas da entidade, que consistirá na primeira etapa do processo seletivo, irá levar em conta diversos aspectos: inclusão de exigências relacionadas aos direitos humanos, gestão sustentável dos eventos e proteção ambiental na licitação, princípios que permitam a exclusão do país que não atender aos requisitos técnicos, avaliação da postura atual em propostas conjuntas e número de equipes. A medida visa evitar problemas como os enfrentados nas preparações da sede do Mundial do Qatar, em que diversos casos de trabalho escravo foram denunciados.

A Fifa também não comunicou se irá aumentar o número de seleções participantes no torneio, um dos projetos propostos por Gianni Infantino quando lançou sua candidatura ao cargo máximo da entidade. O presidente da Fifa anunciou que o formato do torneio, a elegibilidade e o número de seleções participantes só será definido em outubro de 2016, quando acontecerá um novo encontro do Conselho da entidade.