Topo

Tite dá chance a Cristian e admite que Corinthians omitiu problemas físicos

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 17h14

O volante Cristian deve ser a novidade de Tite para o Corinthians na abertura do Campeonato Brasileiro contra o Grêmio, no domingo. Nesta terça-feira, sem o lateral Uendel e o meia Giovanni Augusto, que realizam trabalhos físicos específicos, o treinador corintiano esboçou equipe com o volante experiente como novidade no lugar de Bruno Henrique. 

Cristian não joga como titular desde a pré-temporada nos Estados Unidos, em janeiro. Tite chegou a solicitar o empréstimo do jogador no início do ano, mas agora indica oportunidades. O comandante admitiu que a condição física dele estava abaixo do restante do elenco, o que não havia sido admitido abertamente. 

"Ele teve uma evolução na recuperação física. Os níveis de força dele subiram. Quando Elias veio (em entrevista) e citou 'outros problemas', foi justamente pela retomada do padrão físico, que a gente não externava. Ele treinou, se preparou e cuidou. Faço agora o registro. Ele teve conscientização", declarou Tite.

"Cristian é um jogador posicional, de primeiro homem de meio, com domínio de posição e função. Tem a grande virtude do passe e finalização de média distância. A evolução física dele cria a expectativa de que volte a seu padrão normal de competitividade", acrescentou o treinador. 

O cenário é quase idêntico à 2015. Naquela altura, o Corinthians havia sido eliminado da Copa Libertadores pelo Guaraní-PAR e derrotado pelo Palmeiras na sequência, com muitas críticas a Ralf. A equipe foi desenhada com Cristian como volante titular, e assim ele permaneceu por três jogos - no terceiro, diante do Internacional, se lesionou na panturrilha e praticamente não atuou mais. 

Inicialmente, em treinamento, Tite havia posicionado Guilherme na equipe aparentemente titular. Depois, entretanto, explicou que misturou jogadores do time principal e do time suplente e que o meio-campo deve ser formado por Cristian, Elias e Rodriguinho. 

Um possível Corinthians para a estreia, de acordo a atividade desta terça, é: Cássio; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel (Guilherme Arana); Cristian; Marquinhos Gabriel (Giovanni Augusto), Elias, Rodriguinho e Romero (Lucca); André.