Topo

Mudança recente na regra do futebol gera mal-entendido em jogo da Copa BR

Do UOL, em São Paulo

17/05/2016 20h13

O começo da partida entre Ceará e Joinville, pela Copa do Brasil, nesta terça-feira (17), ficou marcado por um mal-entendido dos jogadores do “Vozão” devido às mudanças recentes nas regras do futebol. Explica-se.

A Fifa aprovou no início de maio algumas mudanças pontuais e outras mais relevantes nas regras. Uma delas diz respeito à saída de jogo. A partir da nova interpretação, fica liberada o toque da bola para trás no apito inicial – até então era permitido somente o passe para frente. As mudanças, no entanto, só serão obrigatórias a partir de 1º de junho.

Assim, nesta terça, os jogadores do Ceará tentaram sair jogando já sob a nova orientação, que já está em vigor no Campeonato Brasileiro por exemplo, mas tiveram que refazer a saída de jogo porque as alterações ainda não valem para a segunda fase da Copa do Brasil. Após serem corrigidos pelo árbitro, os jogadores do “Vozão” enfim deram o pontapé inicial à partida.

Mas a confusão está próxima de acabar. A partir da terceira fase da Copa do Brasil, a tendência é que a regra seja atualizada, já que as partidas serão disputadas de junho em diante. Quem passar de Ceará x Joinville pegará o vencedor de River-PI ou Botafogo-PB.