Topo

Como a Copa América pode ajudar o Grêmio a contratar peruano Zambrano

Carlos Zambrano (esquerda) é alvo do Grêmio e não foi chamado para Copa América - Juan Mabromata/AFP
Carlos Zambrano (esquerda) é alvo do Grêmio e não foi chamado para Copa América Imagem: Juan Mabromata/AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/05/2016 18h59

A Copa América é uma preocupação. O Grêmio já perderá o atacante Bolaños, chamado pelo Equador, e pondera a utilização na competição para investir em reforços. E a ausência na lista do técnico Ricardo Gareca pode ajudar na chegada de Carlos Augusto Zambrano. 

"Não adiantaria contratar um jogador que poderá não ficar disponível. Também analisamos isso. Não é preponderante, até porque um jogador da seleção tem qualidade melhor, mas é uma variável que levamos em consideração", disse o vice de futebol Alberto Guerra. 
 
Mas Zambrano não foi convocado. A lista final dos 23 jogadores chamados para a disputa da competição nos Estados Unidos não contou com o jogador, que à imprensa peruana minimizou a ausência. 
 
"É um orgulho jogar pela seleção uma Copa América, mas essa ao meu ver não nos importa muito. O mais importante é chegar ao Mundial. Por isso vamos focar nas Eliminatórias", disse o jogador de 26 anos. 
 
Além disso, a ausência pode ser um 'castigo' do treinador a ele, que acabou suspenso do jogo contra o Uruguai pelas Eliminatórias e deixou a seleção antes da realização da partida, retornando para Alemanha em vez de estar ao lado dos companheiros. 
 
O Grêmio admite interesse na contratação do jogador, que analisa saída do Eintracht Frankfurt. Além do clube, ele já defendeu Shalke 04 e ainda St. Pauli e está há 10 anos atuando na Alemanha. 
 
O problema gremista para a investida é a janela de transferências internacionais. Qualquer jogador vindo de fora do país poderá atuar apenas depois do dia 20 de junho, após a nona rodada do Brasileirão. 
 
"Estamos trabalhando em duas frentes, jogadores que atuam no Brasil e podem chegar antes e também os de fora que poderiam chegar apenas depois. Pretendemos que venham jogadores imediatamente, ams também podemos esperar jogadores do exterior, dependendo da evolução dos negócios. Há propostas caminhando mais rápido, outras menos", finalizou o vice gremista.