Topo

Suárez pode bater melhor versão de CR7 em gols e só ficar atrás de Messi

ALBERT GEA/REUTERS
Imagem: ALBERT GEA/REUTERS

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

18/05/2016 06h00

A julgar pelos gols, Luis Suárez é forte candidato a estar entre os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2016. O atacante uruguaio vai para o jogo de encerramento da temporada 2015-2016, a final da Copa do Rei contra o Sevilla, domingo, no Vicente Calderón, em Madri, com a chance de superar a melhor versão de Cristiano Ronaldo na história e ficar atrás apenas do companheiro Lionel Messi.

Suárez chegou aos 59 gols ao marcar os três da vitória contra o Granada no final de semana. Em uma só temporada por seus clubes - sem contar jogos pela seleção-, o recorde de Cristiano Ronaldo é de 61 gols, em 2014-2015. Já o de Messi, com 73 gols, em 2011-2012, parece insuperável. 

O uruguaio já conseguiu consolidar o prêmio de chuteira de ouro como o maior goleador do futebol europeu em jogos válidos por campeonatos nacionais. Marcou 40 no Campeonato Espanhol, superando o Gonzalo Higuaín, do Napoli-ITA, com 36, e Cristiano Ronaldo, com 35. A artilharia da Copa do Rei também esta perto - divide o posto de goleador com Messi, com 5 gols cada.

O prêmio de artilheiro, Suárez também atingiu no Mundial de Clubes com os 5 gols marcados em dois jogos. A Liga dos Campeões foi a única competição em que o uruguaio foi superado - fez oito gols, e o maior goleador, Cristiano Ronaldo, tem 16.

Nesta temporada, Cristiano Ronaldo tem 51 gols, e Messi, 41. Suárez ganha brilhantismo ainda maior tendo em vista que foi o líder de assistências do Campeonato Espanhol, ao lado de Messi, com 16 cada.

“Tem caráter e é comprometido com o time. Não existe um atacante como ele no mundo. É um jogador vital para nós não só futebolisticamente, como também pela sua personalidade", elogiou o treinador do Barcelona, Luis Enrique.

A idolatria em Barcelona

Capas de jornais, gritos da torcida e camisas do Uruguai. A imagem de Luis Suárez é a que mais se destaca em Barcelona. O atacante que chegou como coadjuvante de Neymar e Messi foi aos poucos ganhando idolatria no clube.  O grito "uruguaio, uruguaio”, presente no Camp Nou a cada gol do camisa 9, foi o mais ouvido durante o desfile de comemoração do título espanhol pelas ruas da cidade.

Bandeiras com o rosto do atacante, assim como camisas da seleção do Uruguai também eram facilmente notadas. No momento em Barcelona, Suárez é maior do que qualquer um.

“Difícil dizer que a torcida do Barcelona gosta mais dele do que Messi ou Neymar. Só que os números esse ano ajudam um clube que adora ter ídolos. O Suárez é o ídolo desta temporada”, apontou Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser.

Gols por temporada

Messi 2011-2012: 72 gols
Cristiano Ronaldo 2014-2015: 61 gols
Cristiano Ronaldo 2011-2012: 60 gols
Messi 2012-2013: 60 gols
Luis Suárez 2015-2016: 59 gols