Topo

Jonas é convocado para a Copa América no lugar de Ricardo Oliveira

Lucas Figueiredo / MoWA Press
Imagem: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Do UOL, em São Paulo

20/05/2016 21h33Atualizada em 20/05/2016 22h46

A CBF anunciou nesta sexta-feira (20) que o atacante Jonas foi convocado para a disputa da Copa América. O jogador do Benfica ocupará o lugar de Ricardo Oliveira, do Santos, que está com uma lesão no joelho direito.

Ricardo Oliveira já havia ficado fora da partida de estreia do Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-MG, por causa da lesão no joelho. O atacante ainda não havia sido confirmado para o duelo contra o Coritiba, no domingo (22).

O jogador do Santos disse o que aconteceu em comunicado. "Desde a semana anterior à final do Campeonato Paulista, como todos sabem, tenho lutado contra uma dor no joelho direito. Estive no jogo decisivo, depois de muito tratamento, mas a dor continuou nos dias seguintes", disse. 

Pelo Twitter, o Santos lamentou o corte de Ricardo Oliveira. "Ricardo Oliveira foi desconvocado da Copa América por motivo de contusão. Sabemos o que significa representar o país e lamentamos muito essa situação. Força, Ricardo Oliveira! Esse é o desejo de toda a nação santista ao nosso líder”.

Jonas chegou a ser incluído na pré-lista da Copa América, que contava com 40 jogadores, mas ficou de fora da chamada final. Dunga havia optado por chamar Douglas Costa, Hulk, Ricardo Oliveira e Gabigol para o ataque.

O atacante do Benfica vem em boa fase na temporada, com 36 gols em 48 partidas. Nesta sexta-feira, Jonas balançou as redes na vitória do time português sobre o Marítimo, por 6 a 2, na final da Taça da Liga de Portugal.

O Brasil estreia na Copa América no dia 4 de junho, contra o Equador. Além das duas equipes, Haiti e Peru completam o Grupo B do torneio.

Confira o comunicado completo de Ricardo Oliveira: 

"Primeiramente, gostaria de desejar uma grande Copa América a todos os meus companheiros e ao Jonas, do Benfica. Um grande jogador e que vai representar muito bem o nosso país.
Desde a semana anterior à final do Campeonato Paulista, como todos sabem, tenho lutado contra uma dor no joelho direito.

Estive no jogo decisivo, depois de muito tratamento, mas a dor continuou nos dias seguintes. Nas últimas duas semanas, juntamente do departamento médico do Santos, e com todo o apoio do clube, fiz tratamento no local em dois períodos, houve uma evolução, mas com algumas limitações de movimentos.

Com a Copa América próxima e a apresentação para acontecer, decidi entrar em contato com os responsáveis da CBF para passar a minha situação e, em comum acordo, optamos por eu não me apresentar. Seguirei com meu tratamento e torcendo por uma grande Copa América.

Agradeço pela torcida e pelas mensagens de apoio.”