Topo

Veja sete motivos que colocam o Vasco em alta mesmo na Série B

Vasco foi bicampeão carioca invicto e já está há 28 partidas sem derrota - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Vasco foi bicampeão carioca invicto e já está há 28 partidas sem derrota Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/05/2016 06h00

Rebaixado à Série B ano passado, o Vasco tinha motivos de sobra para atravessar uma fase nebulosa nesta temporada. Até agora, no entanto, a caravela cruzmaltina segue navegando em mares tranquilos. Bicampeão carioca invicto, o time de Jorginho já está há 28 jogos sem derrota e tem ao menos sete motivos que o colocam na condição de imbatível.  Veja nos tópicos abaixo:

INVENCIBILIDADE HISTÓRICA

Com o empate em 1 a 1 com o CRB na última quarta-feira, que garantiu a classificação à terceira fase da Copa do Brasil, o Vasco chegou aos 28 jogos de invencibilidade. Em suas contas e regras, o clube já considera a atual série invicta como a maior de sua história, embora os levantamentos oficiais constatem que o recorde está no período entre 1945 e 1946 – 35 partidas oficiais. A diretoria atual, porém, contesta levando em consideração jogos que, oficialmente, são considerados de caráter amistoso naquele período.

Teorias à parte, o fato é que, atualmente, o Vasco é o único time do Brasil que segue sem perder.

UM SEMESTRE

Tal período de invencibilidade coloca o Cruzmaltino na condição de estar sem derrotas há mais de seis meses. A marca já é a quarta maior da história do clube, estando a cerca de um mês e meio de quebrar o recorde.

FLA VIROU ESTATÍSTICA

Rodrigo dá um beliscão no peito de Guerrero. Peruano, em seguida, lhe deu uma cotovelada - Reprodução / TV Globo - Reprodução / TV Globo
Imagem: Reprodução / TV Globo

A atual série de 9 jogos de invencibilidade sobre seu maior rival, o Flamengo, já é a segunda maior da história do clube, ficando atrás apenas do período entre 1945 e 1951, quando ficou 21 jogos sem perder. A última derrota para o Rubro-Negro foi há um ano e dois meses.

JEJUM DO BOTAFOGO É LONGO

Rafael Vaz comemora gol de empate do Vasco na final do Campeonato Carioca 2016 - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Derrotado nas duas últimas finais de Campeonato Carioca, o Botafogo sofre com um jejum de 2 anos e 2 meses sem vencer o Vasco. Já são cinco vitórias e quatro empates do Cruzmaltino sobre seu rival alvinegro.

FLU TAMBÉM É FREGUÊS

Zagueiro Rodrigo provocou Fred durante os 90 minutos do clássico entre Vasco e Flu - Nelson Perez / Site oficial do Fluminense - Nelson Perez / Site oficial do Fluminense
Imagem: Nelson Perez / Site oficial do Fluminense

Responsável por ser o último time a vencer o Vasco, em novembro do ano passado, o Fluminense não tem muitos motivos para se orgulhar no clássico, já que dos últimos 10 confrontos, venceu apenas este, perdendo sete e empatando dois.

DEFESA QUE NINGUÉM PASSA

Goleiro Martín Silva tem sido um dos destaques do Vasco na temporada - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

O quinteto formado por Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar também está fazendo história este ano. Isto porque o Vasco tem uma média de apenas 0,5 gols sofridos na temporada. Já são 17 jogos sem sofrer mais de um. Nos últimos 13, sofreu apenas quatro e, com a campanha do título carioca, a defesa tornou-se a quarta menos vazada de todos os tempos do clube no estadual, ficando atrás somente de 1977,1994 e 1998.

HEXA

Zagueiro Rafael Vaz exibe a faixa de bicampeão carioca invicto do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

O título carioca sem derrotas este ano fez com que o Vasco se tornasse o maior campeão invicto da história do estadual com seis conquistas, superando as cinco do rival Flamengo.