Topo

Ex-jogador virou ator de filme pornô e ganhou 'Oscar' do cinema gay

Lesionado, De Falco abreviou carreira e foi para o cinema gay - Reprodução/Twitter
Lesionado, De Falco abreviou carreira e foi para o cinema gay Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/05/2016 06h00

Jonathan de Falco nos gramados, Stany Falcone no cinema pornográfico gay. Esse ex-zagueiro belga teve uma trajetória incomum para um jogador de futebol. Apostou no esporte desde cedo com o sonho de se tornar um profissional e atingiu esse objetivo, mas a realização profissional só aconteceu depois, justamente quando ele trocou a bola pelas telas de cinema.

No futebol, Jonathan de Falco construiu sua carreira inteira na Bélgica. Nunca chegou à elite nacional. Entre os cinco times que defendeu, alternou entre segunda e terceira divisões. Evitou ainda uma ida à quarta divisão ao trocar de equipe, deixando a recém-rebaixada. Aos 26 anos, pelo KRC Mechelen, o ex-zagueiro sofreu uma grave lesão.

Foi esse problema que acelerou uma mudança radical na vida de De Falco, aos 26 anos. Paralelamente à longa recuperação da lesão, montou uma clínica de fisioterapia. Nas horas vagas, ele passou a frequentar mais baladas e festas. Em uma delas, recebeu o convite para dançar como gogo boy e aceitou, encerrando a carreira de jogador ainda jovem.

Foi nessa época que De Falco decidiu assumir sua homossexualidade. “Sempre me senti atraído por homens, mas ninguém nunca desconfiou. Agora me sinto muito melhor. Se soubessem disso no futebol, eu teria enfrentado muitos problemas. O mundo do futebol não está disposto a aceitar jogadores abertamente gays”, comentou ele.

De Falco terminou com a então namorada e seguiu como gogo boy, cada vez mais investindo na noite belga. A clínica de fisioterapia ficou em segundo plano. Poucos meses depois, mais um convite inusitado: ser ator pornô em um filme gay.

Assim como aconteceu da outra vez, ele topou o desafio. Resultado: tornou-se famoso no mercado do cinema gay a ponto de ganhar dois prêmios de revelação no segmento em concursos reconhecidos no meio, ambos nos Estados Unidos. Era o auge de De Falco, mais conhecido como Stany Falcone.