Topo

Palmeiras já sabe quando terá Mina. Mas isso ainda depende do Santa Fe

Mina-Palmeiras - Divulgação - Divulgação
Mina já posou com a camisa do Palmeiras, mas ainda atua pelo Santa Fe
Imagem: Divulgação

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/05/2016 06h00

Yerry Mina já entrou no gramado do Allianz Parque com a camisa do Palmeiras e deu entrevista como jogador do clube alviverde. O zagueiro, porém, ainda atua pelo Santa Fe. A chegada do atleta ao Brasil já tem data marcada, mas pode ser modificada pelo desempenho do time colombiano no campeonato local.

Em contato com a reportagem do UOL Esporte, o empresário e tio do atleta, Jair Mina, disse que o contrato firmado no último dia 11 terá início somente em 10 de junho. Inicialmente, a viagem do atleta acontecerá no dia 14 ou 15 de junho. O zagueiro descansaria alguns dias antes da apresentação.

Mas a data pode mudar se o time colombiano avançar às fases finais do campeonato. "Fizemos um acordo com o diretor Mattos para que ele se apresente cinco dias depois do fim do torneio na Colômbia", disse Jair.

O planejamento seria alterado no caso de o Santa Fe avançar no mata-mata do Colombiano. O time de Bogotá, com uma vitória sobre o Atlético Nacional por 1 a 0 no domingo passado (gol de Mina, de cabeça), garantiu uma vaga nas quartas de final da competição a uma rodada da fase de grupos.

O principal torneio da Colômbia sofreu mudanças no calendário no começo do mês. A final seria disputada no dia 5 de junho, mas acabou adiada em duas semanas. O fato está ligado à vitória do Atlético Nacional nas oitavas de final da Libertadores, que adiou o término do campeonato, com o objetivo de "facilitar a participação" da equipe de Medellín No torneio sul-americano.

Dessa forma, ainda há a possibilidade de Mina entrar em campo no dia 19 de junho pelo Santa Fe. De acordo com Jair, isso também foi levado em consideração na negociação entre Palmeiras e o clube colombiano.

Nesse caso, o zagueiro chegaria ao Brasil entre os dias 24 e 25, pouco depois da abertura da janela de transferências, que ocorre dia 20. O Palmeiras recebe o América-MG no Allianz Parque no dia 22, em jogo válido pela 10ª rodada. No dia 25, viaja a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro.

Mina, porém, tem grandes chances de integrar a Colômbia na Olimpíada do Rio. O torneio de futebol será disputado entre os dias 3 e 20 de agosto. A apresentação da seleção colombiana deve ocorrer no fim de junho — a estreia será contra a Suécia, no dia 4 de agosto, em Manaus.

Em contrapartida, o zagueiro ficou fora da convocação da Colômbia para a Copa América, divulgada na última sexta-feira. A decisão do torneio continental está marcada, por sua vez, para o dia 26 de junho.

Detalhes para a viagem

O empresário de Mina ainda contou detalhes da vinda do zagueiro ao Brasil. Inicialmente, somente ele e o atleta virão ao Brasil. Os pais do jogador ficarão na Colômbia. Depois, eles passarão a viver em São Paulo. Até lá, três assuntos estão pendentes: os papéis para a viagem e estadia, o local para morar e um automóvel para a locomoção na cidade.

A ideia dos pais de Mina é dividir o tempo de permanência entre Brasil e Colômbia, pois o irmão do zagueiro, Juan Jose, de 11 anos, dá os primeiros passos no futebol. Os pais, então, fariam um revezamento entre a capital paulista e Bogotá para o garoto não sair de solo colombiano.

Mina é uma das maiores revelações do futebol colombiano nos últimos anos. O atleta, que completará 22 anos em setembro, assinou contrato de cinco anos com o clube alviverde. Os valores da negociação não foram divulgados, tampouco a proporção dos direitos econômicos.

Datas dos últimos jogos do Colombiano

Última rodada da fase de grupos: 28 e 29 de maio
Quartas de final ida: 1 e 2 de junho
Quartas de final volta: 4 e 5 de junho
Semifinal ida: 8 e 9 de junho
Semifinal volta: 11 e 12 de junho
Final ida: 15 de junho
Final volta: 19 de junho