Topo

De olho na Copa América, Brasil faz primeiro teste após "limpeza" do 7 a 1

Dunga dá orientações a seus jogadores em treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo / MoWA Press
Dunga dá orientações a seus jogadores em treino da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Denver (EUA)

29/05/2016 06h00

A seleção brasileira entra em campo neste domingo (29) para seu primeiro grande teste após a "limpeza" promovida por Dunga em relação à geração do 7 a 1. Com apenas dois jogadores entre os prováveis titulares, o jogo contra o Panamá é o que tem menos atletas que estiveram sob o comando de Luiz Felipe Scolari em um dos maiores vexames da história do futebol do país, na semifinal da Copa do Mundo de 2014, diante da Alemanha.

Apenas Luiz Gustavo e Willian estão entre os que devem iniciar o amistoso em Denver, nos Estados Unidos, marcado para 22h30 (de Brasília), com transmissão da TV Globo e do Sportv. O número pode subir para três, caso Daniel Alves seja escalado no lugar de Fabinho. A escalação do atleta do Barcelona, no entanto, iria contra o que Dunga treinou durante a semana. 

A "limpeza" em relação ao 7 a 1 já havia sido feita desde a convocação para a Copa América. O treinador havia deixado nomes como Oscar, David Luiz, Fernandinho e Marcelo fora dos 23 convocados. Outra ausência, mas, neste caso, sem a vontade de Dunga, foi a de Neymar. O melhor atleta do país defenderá o país apenas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

A tendência é que o comandante escale uma equipe com Jonas como referência, sendo munido por Renato Augusto, Willian e Philippe Coutinho. Lucas Lima corre por fora e tem chances de iniciar o confronto. Alisson segue como o titular, protegido por Miranda e Gil, que ainda verão Luiz Gustavo e Elias na linha à frente.

A equipe que enfrenta o Panamá deve ter poucas mudanças em relação à que fará a estreia na Copa América, no dia 4 de junho, contra o Equador. A principal delas deve ser a chegada de Filipe Luís, que ficou com o vice-campeonato da Liga dos Campeões em duelo nos pênaltis contra o Real Madrid. Neste domingo, Douglas Santos, do Atlético-MG, será o titular. Dunga, no entanto, prefere não confirmar os 11 que iniciarão o duelo.

"Vai depender do que eu ver no treinamento de sábado e temos que levar em consideração o fim de temporada, que pode deixar alguns jogadores cansados", explicou. "O Panamá é um time muito mais experiente do que antes, com jogadores atuando fora do país deles. Vai ser muito duro", completou.

Para o Panamá, a partida também servirá como teste para a Copa América. A seleção está no grupo D e tem a estreia marcada para o dia 6 de junho, contra a Bolívia. Chile e Argentina completam a chave. 

FICHA TÉCNICA
BRASIL X PANAMÁ


Data: 29 de maio de 2016, domingo
Horário: 22h30 (de Brasília)
Local: Dick's Sporting Goods Park, Denver, EUA

BRASIL: Alisson; Fabinho (Daniel Alves), Miranda, Gil e Douglas Santos; Luiz Gustavo, Elias e Renato Augusto; Willian, Philippe Coutinho e Jonas
Técnico: Dunga

PANAMÁ: Jaime Penedo, Adolfo Machado, Felipe Baloy, Roderick Miller e Luis Henriquez; Gabriel Gómez, Amílcar Henríquez, Armando Cooper e Valentín Pimentel; Ricardo Buitriago e Roberto Nurse
Técnico: Hernán Darío Gómez