Topo

Portugal cria bastante, controla Noruega e faz 3 a 0 em jogo de golaços

Fernando Santos - REUTERS/Miguel Vidal - REUTERS/Miguel Vidal
Imagem: REUTERS/Miguel Vidal

Do UOL, em São Paulo

29/05/2016 18h38

A duas semanas de sua estreia na Eurocopa, Portugal teve muitas dificuldades ao enfrentar a Noruega neste domingo. Ainda sem ter Cristiano Ronaldo à disposição, a seleção de Fernando Santos venceu por 3 a 0 com gols de Ricardo Quaresma, Raphael Guerreiro e Éder.

Portugal tem ainda dois amistosos antes de estrar na Eurocopa: encara a Inglaterra na quinta-feira, e depois Estônia no próximo dia 8. Já a Noruega não se preocupa com o torneio continental porque não se classificou, mas tem amistoso contra a Islândia nesta quarta-feira.

Quaresma - AP Photo/Paulo Duarte - AP Photo/Paulo Duarte
Imagem: AP Photo/Paulo Duarte

Quem foi bem: Quaresma

Na falta de Cristiano Ronaldo, o líder moral e técnico da seleção, o experiente Ricardo Quaresma resolveu individualmente. O gol marcado aos 13 minutos deu tranquilidade a Portugal, que a partir daí controlou o ritmo do amistoso.

Portugal - REUTERS/Miguel Vidal - REUTERS/Miguel Vidal
Imagem: REUTERS/Miguel Vidal

Desempenho de Portugal

Defensivamente a seleção não é tão sólida, chegou inclusive a tomar uma bola no travessão no segundo tempo. A formação com três atacantes deixou espaços no meio-campo e dificulta a marcação pelos lados do campo. Ainda assim, Portugal contou com ótimas jogadas individuais para alcançar seus três gols: Quaresma acertou chutaço em diagonal; Raphael Guerreiro guardou falta no ângulo; e Éder completou boa jogada de João Mário pela direita.

Desempenho da Noruega

A equipe foi bem organizada durante toda a partida, mas faltou qualidade técnica para estar à altura da atuação portuguesa. Ainda que o placar sugira o contrário, o amistoso foi definido nos detalhes, em jogadas individuais que faltaram à seleção nórdica.

Fernando Santos usa todas as substituições

O técnico português fez valer seu direito no amistoso e mexeu seis vezes na equipe a partir do início da etapa final. Entre os que tiveram chance, o meia Adrien Silva foi o que melhor aproveitou os minutos dados por Fernando Santos. Ele sofreu a falta que Raphael Guerreiro converteu para fazer 2 a 0.

Fã invade campo para abraçar goleiro

Internacionalmente o goleiro Anthony Lopes não é tão conhecido, mas tem moral junto aos torcedores portugueses. Durante o segundo tempo, uma fã invadiu o gramado do Estádio do Dragão para lhe dar um beijo no rosto e ganhar um abraço do arqueiro.

Ficha Técnica

Portugal 3 x 0 Noruega
Data:
29/05/2016
Local: Estádio do Dragão, Porto (POR)
Hora: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Padraig Sutton (Irlanda)
Cartões Amarelos: não houve
Gols: Ricardo Quaresma aos 13 minutos do primeiro tempo. Raphael Guerreiro aos 20’, e Éder aos 25 minutos do segundo tempo

Portugal: Anthony Lopes; Raphael Guerreiro (Eliseu), Ricardo Carvalho (Danilo Pereira), José Fonte e Cédric Soares; William Carvalho, João Moutinho (Adrien Silva) e João Mário (Renato Sanches); André Gomes (Vieirinha), Ricardo Quaresma (Rafa Silva) e Éder. Treinador: Fernando Santos.

Noruega: Jarstein; Linnes (Gunnarsson), Hovland, Strandberg e Trondsen; Johansen, Jenssen (Selnaes), Veton Berisha e Valon Berisha (Fossum); King (Sorloth) e Henriksen. Treinador: Per Hogmo.