Topo

Virou rotina: nos últimos 10 jogos na seleção, Neymar foi titular em três

Neymar foi suspenso por causa de cartão amarelo levado após esta entrada - Lucas Figueiredo / MoWA Press
Neymar foi suspenso por causa de cartão amarelo levado após esta entrada Imagem: Lucas Figueiredo / MoWA Press

Danilo Lavieri e Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Denver (EUA)

29/05/2016 12h00

Neymar não entrará em campo com a seleção a partir das 22h30 (de Brasília) deste domingo (29), no amistoso contra o Panamá. Não ter o melhor jogador do país, no entanto, já virou rotina e passa longe de ser supresa para Dunga. 

Se desta vez ele não entrará por opção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que preferiu tê-lo nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em outras sete ocasiões o atleta não esteve entre os titulares por questões ligadas à suspensão.

Contra Venezuela e Paraguai, pela Copa América de 2015, o atleta cumpria suspensão após se envolver em briga e até dar cabeçada em seu adversário em jogo anterior frente a Colômbia. Contra Chile e Venezuela, desta vez pelas Eliminatórias, seguia cumprindo seu gancho por causa do ato de rebeldia.

Sua última ausência até da lista de relacionados voltou a acontecer contra o Paraguai, desta vez, na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2018. Por causa do acúmulo de cartões, ele deixou a concentração do time e foi curtir festas no sul do Brasil.

Por causa da suspensão nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias, Neymar esteve nos amistosos contra Estados Unidos e Costa Rica, mas ficou entre os reservas para que Dunga pudesse fazer testes no time. 

Sendo assim, o craque do Barcelona só vestiu a camisa amarela como titular em três ocasiões nas últimas 10 partidas. E o desempenho ficou longe de ser satisfatório: foram dois empates, contra Uruguai e Argentina, e uma vitória contra o Peru. Nas três ocasiões, ele não balançou as redes, mas foi destaque em outro quesito: cartões amarelos.

Neymar tem colocado em dúvida a sua vontade de atuar pela seleção. Na CBF, o atacante já ouve críticas por não mostrar tanto empenho com a camisa amarela. Além das suspensões seguidas, ele tem se envolvido em polêmicas como atrasar sua apresentação na última rodada das Eliminatórias em um dia e aparecer em uma festa em Barcelona. 

Dunga não abre mão da qualidade que o camisa 10 pode oferecer a sua equipe, mas sabe que precisa fazer testes para não depender apenas dele. A Copa América, como o próprio comandante afirmou, será mais uma chance para que os atletas convocados mostrem poder de liderança.