Topo

Ex-diretor do Barça explica escolha de Guardiola em 2008 em vez de Mourinho

Edgar Su/Reuters
Imagem: Edgar Su/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/05/2016 20h22

José Mourinho ou Pep Guardiola? Essa foi a dúvida do Barcelona em 2008 para escolher o seu novo treinador. Guardiola "venceu" a concorrência e o ex-diretor do clube catalão, Ferrán Soriano, explicou o motivo. 

"O treinador é um dos representantes permanentes do clube. Deve atuar com cuidado a todo momento. Respeitar os rivais, árbitro e outras instituições em geral, o fair play. Não deve ‘abusar’ dos meios de comunicação ou gerar falsas polêmicas, somente focar nos aspectos relevantes do jogo e como em vai a equipe", contou ao thesportbible.com, explicando que houve um plano no Barcelona para escolher quem treinaria a equipe, com esses pontos citados e foram justamente as características que fizeram o clube desistir de Mourinho. 

Soriano ainda falou de como os treinadores são talentosos e diferentes ao mesmo tempo. "Guardiola sempre prefere trabalhar com grupos menores, sem muita concorrência interna. Guardiola prefere trabalhar com 14 ou 15 jogadores que tenham sua total confiança. O resultado é um estilo de jogo consolidado e um vestiário com poucos conflitos".

"A estratégia de Mourinho é diferente. Como foi  no Chelsea, na Inter de Milão, no Real Madrid. Mourinho trabalha com grupos maiores, com muitos jogadores conhecidos e talentosos, que competem por um lugar entre os onze. Mourinho assume a tarefa complexa de questionar seus jogadores em troca de ter muitos talentos a sua disposição", comentou. 

O ex-diretor do Barcelona ainda elogiou os dois treinadores. "Os dois tinham grandes virtudes e pareciam estar em extremos opostos em uma escala imaginária. Em um dos lados havia um treinador experiente e ganhador, com uma personalidade forte e com uma reputação. No outro lado havia uma pessoa muito talentosa, que conhecia o clube totalmente, mas que não tinha experiência significativa como treinador", completou.