Topo

Como um lateral direito ex-Santos se tornou alvo de grandes clubes europeus

AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO
Imagem: AFP PHOTO / MARCO BERTORELLO

Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 06h00

Lateral direito ex-Santos e atualmente no Torino, Bruno Peres tem sido sondado por clubes gigantes do futebol europeu. Seu estafe viajará ao Velho Continente neste domingo (5) para estabelecer contatos com interessados no jogador.

Apesar de ainda não haver propostas oficiais, a viagem tentará definir o futuro do brasileiro. Especula-se que o trio Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique esteja no grupo que mira a sua contratação. Além dos três poderosos, Juventus, Napoli e Roma também acompanham o futebol do atleta de perto – notícia que, não por menos, pode provocar estranhamento no torcedor santista.

Bruno Peres chegou ao clube do litoral paulista em 2012, após disputar o Campeonato Paulista pelo Guarani. Dois anos depois, com quatro gols marcados, 69 partidas e um título na conta (da Recopa Sul-Americana de 2012), saiu do clube rumo ao Torino. À época de sua transferência, era opção de Cicinho na posição.

Aos 26 anos, o lateral direito agora é ídolo do time de Turim. Titular, destacou-se nas últimas duas temporadas a ponto de ser cogitada sua naturalização para jogar na seleção italiana, possibilidade que o atleta rechaçou pelo sonho ainda vivo de defender o Brasil.

"Quando jogador brasileiro vai para a Europa, suas qualidades se potencializam. Bruno tinha velocidade e resistência no Santos. Isso se potencializou", avalia o empresário do atleta, o ex-jogador Bernardo Silva.

"Além da parte tática. Isso acontece pela maior exigência nos treinamentos, da qualidade dos treinadores e das competições. E Bruno teve a sorte de trabalhar com o Giampiero Ventura [favorito a assumir a seleção italiana], que é chamado de professor pelo trabalho que faz com jovens", completou. 

Em janeiro de 2015, o Torino recebeu proposta oficial de 16 milhões de euros da Roma por Bruno Peres e recusou, decisão que considera acertada: segundo o entendimento da diretoria, o lateral direito se valorizou e deverá render montante maior agora. O time do norte da Itália investiu cerca de R$ 6 mi na sua contratação, em 2012.

O lateral direito já soma 67 partidas pelo Torino, com seis gols marcados. O mais importante deles, responsável por alavancar sua carreira, foi contra a rival Juventus (veja abaixo).

Em novembro de 2014, disparou em corrida desde a área de defesa do seu time até a de ataque, um percurso de 78 metros, em 11 segundos. Para completar, finalizou forte e anotou golaço que encerrou tabu: o clube não balançava as redes da Juve havia 12 anos.