Topo

Brasileiro vai parar para eliminatórias em 2017, e CBF deve incluir liga

Marcelo Sayão-22.out.2015/EFE
Imagem: Marcelo Sayão-22.out.2015/EFE

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/06/2016 17h58

A CBF anunciou que o Campeonato Brasileiro vai parar para a realização das eliminatórias da Copa do Mundo de 2017. Isso ocorrerá durante dois períodos de 14 dias. A CBF deve incluir a Primeira Liga no calendário para a próxima temporada, mas a posição ainda está em negociação com os clubes da liga. E o torneio deve ser amistoso.

As medidas foram divulgadas após reunião de comitê de reformas da confederação. Foram discutidos código de ética, calendário, licenciamento de clubes.

As paradas do Brasileiro serão em setembro e outubro em jogos das eliminatórias. Mas os Estaduais e Regionais não vão parar para partidas da seleção, nem no caso de amistoso.

Ao mesmo tempo, em relação aos Estaduais e os Regionais, foram reservadas 24 datas, 18 no máximo Estaduais, e oito para regionais. Datas dos regionais podem ser na Libertadores. "Há um movimento das federações de readequação de seus Estaduais. Mas o mesmo tempo privilegiando a realidade de cada local", observou o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

Em relação à Primeira Liga, o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, afirmou que foram dadas alternativas aos clubes da entidade, mas que o formato ainda não está definido. "O torneio será em caráter amistoso a pedido de clubes", analisou o dirigente.

"Não é calendário ideal, mas temos que destacar o avanço. É muito positivo", analisou o ex-técnico da seleção Carlos Alberto Parreira. "Temos muitos torneios. Tentem enquadrar isso em 44 de semanas"

"Estamos dando nossa contribuição para melhorar tudo de errado que estava aí"; disse o ex-jogador Carlos Alberto Torres. "A liga não estava no calendário e agora está."

Essas são as premissas do novo calendário da CBF

- Chegou-se a conclusão que tem de ter férias de 30 dias.
- Pré-temporada de 25 dias
- Redução de jogos do Brasileiro na quarta-feira de 12 para nove. Nacional começa mais cedo
- dois períodos de 14 dias de parada do Brasileiro para eliminatórias, setembro e outubro
- Estadual e Regionais - de 29 de janeiro a 30/4 - Estaduais 16 datas em média/oito para regionais (na data da Libertadores). Serão no máximo 18 datas para Estadual
- Primeira Liga - terá datas, mas o formato ainda não está definido. Caberá ainda negociação entre clubes e a CBF