Topo

Barça faz acordo em "caso Neymar" e pagará multa de R$ 19 mi, diz jornal

REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 06h26

O Barcelona entrou em acordo com a Justiça da Espanha no “caso Neymar”. A informação é do jornal espanhol La Vanguardia. O clube catalão pagará uma multa de 5 milhões de euros (R$19 milhões). A oficialização do acordo deverá acontecer ainda nesta sexta (10).

O acordo faz com que o clube seja julgado como pessoa jurídica e não mais os seus dirigentes. Assim, serão livrados da prisão o presidente do clube Josep Maria Bartomeu e o ex-dirigente do Barcelona Sandro Rosell.

A publicação espanhola afirma que uma reunião extraordinária no Barcelona selará o acordo entre a Justiça e os advogados do clube catalão e que assim o caso será encerrado em duas semanas.

TABELINHA: NEYMAR QUER SER MELHOR DO MUNDO NO PSG, MAS BAIXA COMPETITIVIDADE DO FRANCÊS PODE ATRAPALHAR

Os promotores do caso chegaram a pedir dois anos e três meses de prisão para o presidente do Barcelona e sete anos e meio para Rosell por conta dos delitos fiscais cometidos na transação do jogador brasileiro. 

O Barcelona será o único condenado depois do acordo. Além da multa, o clube assume total responsabilidade por não ter feito as devidas declarações de impostos e pagamentos à fiscalização pela transação de Neymar. 

O processo na Justiça da Espanha:

O Ministério Público espanhol considerou fraudulento o acordo e quer explicações sobre a origem dos 40 milhões de euros recebidos pela família na transação.

Os 40 milhões pagos pelo Barcelona à família Neymar foram depositados da seguinte forma: 10 milhões de euros foram depositados pelo Barça, em 2012, quando ele ainda não defendia o time da Espanha. O dinheiro de adiantamento foi depositado em uma empresa aberta pelo atleta.

Os 30 milhões restantes foram pagos pelo Barcelona em outra empresa de Neymar nos anos de 2013 e 2014 (quando ele já atuava pelo clube espanhol). Desde que as cifras foram levantadas pela Justiça, Neymar e Neymar Pai negam veementemente ter havido fraude e sonegação fiscal e alegam que os 40 milhões recebidos são referentes à comissão e direitos de imagem.

Para as Justiças brasileira e espanhola, esses pagamentos exclusivos a Neymar foram uma manobra para driblar o fisco e os então donos dos direitos econômicos (Santos, DIS e Teísa).

Oficialmente, o Santos havia declarado logo após o acerto com o Barcelona que a negociação representou 17,1 milhões de euros. Ou seja: menos do que a metade do depositado nas empresas de Neymar.

Posteriormente ao anúncio do Santos de que Neymar teria sido vendido por 17 milhões de euros, o clube catalão declarou que a contratação de Neymar havia custado 57 milhões.

Pressionada na época, a diretoria do Barça informou que os pagamentos relacionados ao jogador somaram 85 milhões de euros. Isso incluía custos indiretos como luvas, amistoso com o Santos, recursos para instituto Neymar e salários.