Topo

Os motivos que levam a Neymar a cogitar trocar Barcelona por PSG

Do UOL, em São Paulo

12/06/2016 06h00

As conversas entre Neymar e PSG esquentaram, e emperraram a renovação do brasileiro com o Barcelona. O que, entretanto, levaria um jogador a trocar a Catalunha e o Campeonato Espanhol pelo bem menos competitivo Francês? No caso específico do brasileiro, são muitas razões, elencadas a seguir pelo UOL Esporte.

A proposta financeira

Em primeiro lugar vem a proposta financeira astronômica – só em salários, são 40 milhões de euros por ano. É mais do que o dobro do que oferece o Barcelona para que o atacante renove seu contrato – algo em torno de 16 milhões anuais, já com bônus e premiações. O salário colocaria o brasileiro entre os jogadores mais bem pagos do mundo, e seria superior ao que recebia em Paris o sueco Zlatan Ibrahimovic.

Protagonismo e busca pela Bola de Ouro

No Barcelona, Neymar tem a concorrência interna de Messi e, agora, também de Suárez. Nesta temporada, o brasileiro ficou um pouco abaixo dos companheiros, e dificilmente estará novamente entre os três primeiros na briga pela Bola de Ouro, prêmio de melhor do mundo. No PSG, o projeto é ter em Neymar a principal estrela do time, com um elenco montado para tirar o máximo de suas características – isso pode trazer melhora no desempenho em campo.

Companhia dos brasileiros

O PSG conta com vários brasileiros, a maioria deles amigos de Neymar, casos de David Luiz, Thiago Silva, Marquinhos e Lucas. Deles, Thiago é o principal “articulador”, e manda frequentemente mensagens para o amigo, tentando convencê-lo a defender o clube francês.

Alívio nos problemas jurídicos

Neymar e seu pai enfrentam processos na Espanha, pela transferência do Santos para o Barcelona. Um deles tem natureza penal, e poderia, no pior cenário, resultar em prisão. O companheiro Mascherano chegou a ter a prisão decretada, mas pagou uma multa e se manteve em liberdade. Tradicionalmente, as instituições não processam com a mesma velocidade réus que vivem em outros países – nesse cenário, a saída ajudaria a minimizar pressões e danos à imagem do jogador.

 

TABELINHA: NEYMAR QUER SER MELHOR DO MUNDO NO PSG, MAS BAIXA COMPETITIVIDADE DO FRANCÊS PODE ATRAPALHAR