Topo

Lyon tem invasão belga e não veta cerveja antes de estreia na Eurocopa

Cerveja não foi vetada aos torcedores na cidade de Lyon - João Henrique Marques (UOL Esporte)
Cerveja não foi vetada aos torcedores na cidade de Lyon Imagem: João Henrique Marques (UOL Esporte)

João Henrique Marques

Do UOL, em Lyon

13/06/2016 13h44

A orientação do governo francês de proibir o consumo de cerveja em zonas “sensíveis” nas cidades sede da Eurocopa na França não funcionou em Lyon.  Nos postos de maior concentração de fãs, o consumo alcoólico segue sendo realizado em especial por torcedores de Itália e Bélgica. As seleções jogam nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília).

Torcedores da Bélgica dominam a fan zone de Lyon - João Henrique Marques  - João Henrique Marques
Imagem: João Henrique Marques

Os belgas são imensa maioria na cidade. Nenhum conflito com italianos ou policias foi visto pela reportagem. Dentro do estádio, barracas de um patrocinador vendendo cerveja sem álcool foram montadas.

A zona de fãs da UEFA tem a venda de cerveja realizada normalmente. Em Marselha, cidade marcada pelo confronto entre ingleses e russos, os relatos são de que a venda de cerveja foi paralisada no local montado para divertimento dos torcedores.

“Beber cerveja com o futebol é cultura. Ninguém vai nos impedir disso”, contou um torcedor belga, que consumia cerveja na porta do estádio. Nós temos hooligans em nosso país, mas ninguém por lá previa ação em jogos da seleção”, complementou.

A segurança francesa não listou a partida Bélgica x Itália como de alto risco para a segurança. A concentração maior do policiamento segue sendo para evitar ações terroristas. Até o momento, nenhuma aconteceu em partidas da Eurocopa.