Topo

Del Nero está decidido a demitir Dunga; Tite dirá sim se chamado, diz irmã

Dunga, Gilmar Rinaldi e Marco Polo Del Nero  se reunirão nesta terça - Mowa Press
Dunga, Gilmar Rinaldi e Marco Polo Del Nero se reunirão nesta terça Imagem: Mowa Press

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

14/06/2016 11h41

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, já tem uma decisão tomada sobre futuro da seleção brasileira. De acordo com pessoas próximas ao dirigente, o cartola amadureceu a ideia de demitir Dunga de segunda para terça, e só uma reviravolta improvável na reunião com o treinador e Gilmar Rinaldi pode manter a dupla no cargo.

Devido à pressão popular depois da eliminação na Copa América, a situação de Dunga se tornou insustentável e, segundo os aliados do presidente que fazem parte das conversas sobre o futuro da seleção, dificilmente a decisão de Del Nero terá volta em função da forte pressão.

A situação de Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções, é um pouco distinta. Sua saída ainda não está decidida. É possível que ele fique mais no cargo para fazer a transição para o próximo trabalho.

A reunião que definirá o futuro acontecerá nesta terça-feira na sede da CBF. Dunga e Gilmar estão voltando dos Estados Unidos em voo que chega a São Paulo nesta manhã. Caso a cúpula da CBF confirme a demissão, Tite é o plano A e principal nome a assumir. A entidade ainda não trabalha com outro nome.

Caso o técnico corintiano assuma a seleção em uma eventual queda de Dunga, o nome do gerente de futebol corintiano Edu Gaspar é cotado para seguir com Tite para a seleção brasileira e, possivelmente, substituir Gilmar Rinaldi, caso este saia. Além dele, estão na lista os auxiliares Cléber Xavier, Matheus Bacchi e Fábio Carille, o preparador físico Fábio Mahseredjian, que trabalha também com Dunga, o preparador de goleiros Mauri Lima e o fisioterapeuta Bruno Mazzioti.

Irmã diz que Tite aceitará se for chamado

De acordo com Beatriz, irmã do treinador Tite, ele não será capaz de recusar a seleção brasileira pela terceira vez. A decisão de deixar o Corinthians estaria tomada, caso se confirme o convite da CBF.

"Ele é muito seguro, muito firme. Tem muito caráter e personalidade. Se seguirem a trajetória que ele considera correta (demitir Dunga antes de um convite), eu diria que sim, que ele aceita".

As palavras de Beatriz são idênticas às de diversas pessoas próximas ao treinador. Segundo elas, Tite está convicto de que o momento é propício a deixar o Corinthians e assumir a seleção a dois anos da próxima Copa. A reportagem tentou contato com Tite nesta terça-feira, mas ele não retornou as mensagens.

Chegada ao Brasil

Parte dos jogadores que disputaram a Copa América desembarcou na manhã desta terça-feira, em São Paulo. Mesmo tentando não comentar o futuro do comando técnico da equipe, alguns jogadores até comentaram uma eventual chegada de Tite.

“Nunca trabalhei com Tite, é um grande profissional pelo que dizem. Mas não sabemos se Dunga vai continuar ou não. Mas esperamos que a seleção retome o caminho das vitórias”, disse o meia-atacante Lucas.

“(Tite) é um grande treinador assim como o Dunga, é uma situação complicada pra nós opinarmos”, falou o goleiro reserva Marcelo Grohe.

Dunga não passou pelo saguão com os outros jogadores, apenas parte da comissão técnica apareceu e mais alguns atletas. O treinador e Gilmar Rinaldi fizeram conexão e partiram direto para o Rio de Janeiro, onde participarão da reunião com Del Nero.