Topo

Blogueiros: CBF e cartolas são os grandes responsáveis por crise da seleção

Marco Polo Del Nero, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol - Ricardo Stuckert/CBF
Marco Polo Del Nero, atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol Imagem: Ricardo Stuckert/CBF

Do UOL, em São Paulo

15/06/2016 06h01

Quem é o principal culpado pela crise da seleção brasileira? Para os blogueiros do UOL Esporte, a CBF e seus dirigentes carregam a principal responsabilidade pelo que vem acontecendo no futebol do Brasil. Eles, porém, não deixam de incluir os jogadores, o recém-demitido técnico Dunga - que teve sua demissão anunciada na tarde desta terça-feira - e até mesmo a imprensa e os torcedores nesta lista que corrobora para os maus resultados.  

Afinal, há um maior culpado pela atual crise?

Avallone

É uma somatória de coisas. A safra nossa de jogadores não é compatível com a da ‘época de ouro’ do nosso futebol. Não temos grandes protagonistas, com exceção do Neymar; temos muitos coadjuvantes e poucos protagonistas. O Dunga, tecnicamente, ainda não estava à altura, ainda não tem a manha de dirigir a seleção brasileira. Falta contundência. Até tentou dar movimentação ao time nos últimos jogos, mas não deu certo. Qual foi a façanha do Dunga na seleção? Nenhuma. Já a CBF também teve momentos turbulentos com os fatos já conhecidos e alternância de poder. Nem sei se isso entra em campo, mas dá um aspecto vulnerável.

Juca Kfouri

Os tricampeões mundiais em corrupção: Teixeira$Marin$Del Nero.

Júlio Gomes

São muitos. Nem torcedores e imprensa podem ser isentos, pois fomentam uma cultura imediatista e onde só vencer importa. Mas os principais responsáveis, sem dúvida, são os dirigentes. Não só da CBF, mas de clubes também. Que deixaram a escola brasileira desaparecer e se preocuparam ao longo dos anos com poder e dinheiro, não com planejamento, filosofia de jogo, etc.

Menon

São os de sempre. Desde o comando criminoso, dirigentes presos e outros que não podem deixar o Brasil com medo da prisão, passa por Walter Feldman, que vende uma ideia de modernidade, alcança Gilmar Rinaldi, um comandante de ideias ultrapassadas e chega ao banco de reservas, com Dunga e Cebola. Importante notar que muitos desses erros existem desde os tempos em que o Brasil era vitorioso. Então, os jogadores resolviam.

5 motivos para a queda de Dunga

UOL Esporte

PVC

A CBF. Teve três técnicos e três presidentes em cinco anos. Quatro seleções desmontadas a cada torneio oficial. Não tem como dar certo.

Vitor Birner

Os gestores da CBF.  Calendário, os critérios no cumprimento das regras nos jogos, a escolha do treinador da seleção, se jogará amistosos para melhorar o time ou apenas arrecadar euros e tudo mais que é necessário necessita crivo de quem administra a entidade.