Topo

Atlético cogita aumentar oferta por zagueiro para tê-lo após Copa América

Arturo Mina marca Lucas Pratto em jogo da Libertadores, entre Atlético-MG e Del Valle - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Arturo Mina marca Lucas Pratto em jogo da Libertadores, entre Atlético-MG e Del Valle Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/06/2016 06h00

As chegadas de Ronaldo e Fábio Santos não devem finalizar a ação do Atlético-MG no mercado da bola. A diretoria ainda se movimenta com o intuito de acertar, em breve, a chegada de Arturo Mina, do Independiente Del Valle, do Equador, à Cidade do Galo.

O clube cogita desembolsar até 2,5 milhões de dólares (R$ 8,7 milhões na cotação atual) para que ele chegue ao término da participação de sua seleção na Copa América Centenário, nos Estados Unidos. A intenção dos mineiros foi informada pelo jornal Hoje Em Dia e confirmada pelo UOL Esporte, na noite dessa terça-feira (14).

O ex-atacante Diego Herrera, empresário do defensor, viajou a Belo Horizonte nesta semana para se reunir com o presidente Daniel Nepomuceno e buscar um acordo com o intuito de levar o seu agenciado à Cidade do Galo. O acerto entre estafe e clube, contudo, não deve ser um empecilho nas tratativas.

O principal obstáculo enfrentado pelo Atlético neste cenário é a questão da liberação do Independiente Del Valle. Na semifinal da Libertadores, os equatorianos não querem perder um de seus pilares ofensivos para enfrentar o Boca Juniors, da Argentina, e em uma possível final. Contudo, em caso de classificação, a transferência do jogador seria inviabilizada, já que a decisão será disputada após o fechamento da janela internacional (o qual ocorre em 20 de julho).

Ciente da necessidade de convencer a diretoria equatoriana a liberar o zagueiro de 25 anos com antecedência, o presidente Daniel Nepomuceno cogita aumentar a oferta feita ao detentor de seus direitos econômicos. A intenção do dirigente é acrescer 500 mil dólares à proposta apresentada de 2 milhões de dólares (R$ 6,96 milhões).

Nessa semana, o Besiktas, da Turquia, manifestou o interesse pela contratação de Arturo Mina, que também já esteve na pauta do Flamengo. Contudo, o defensor equatoriano não é a primeira opção dos europeus e o desejo não deve atrapalhar a negociação do Atlético.