Topo

Centroavante resolve! Alemanha bate Irlanda do Norte e avança em 1º na Euro

VEJA O GOL DE ALEMANHA 1 X 0 IRLANDA DO NORTE

UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

21/06/2016 14h49

A Alemanha não convenceu nos dois primeiros jogos da Eurocopa com o meia Götze fazendo as vezes de centroavante. Mas o time mudou nesta terça-feira (21) com Mario Gómez, um típico camisa 9, titular pela primeira vez. O resultado foi um massacre contra a Irlanda do Norte, que não foi refletido no placar magro de 1 a 0 – gol de Gómez –, e a classificação em primeiro do Grupo C.

Os alemães terminaram com 7 pontos, mesmo número da Polônia, que bateu a Ucrânia também por 1 a 0. Porém, os poloneses tiveram menor saldo de gols. Já a Irlanda do Norte, com 3 pontos, avançou como uma das melhores terceiras colocadas. Os ucranianos perderam os três jogos e estão fora.

VEJA O GOL DE POLÔNIA 1 X 0 UCRÂNIA

UOL Esporte

Nas oitavas de final, a Alemanha vai enfrentar um terceiro colocado, que pode vir dos Grupos A, B ou F. Já a Polônia pega a Suíça, que foi a segunda colocada do Grupo A. A Irlanda do Norte, por sua vez, vai encarar França (líder do A) ou País de Gales (líder do B).

MARIO GÓMEZ MELHORA O TIME

Mario Gómez em Alemanha x Irlanda do Norte - Martin Meissner/AP - Martin Meissner/AP
Imagem: Martin Meissner/AP

Ele pode não ter a mesma técnica dos companheiros, mas a presença de Mario Gómez na frente fez o jogo da seleção alemã ficar mais natural do que com Götze. Com uma referência para brigar com os zagueiros, os meias acharam mais espaço na frente da área e criaram muitas chances. Além disso, no lance do primeiro gol, Gómez deu um belo toque para Müller e recebeu de volta para marcar. Ele também perdeu um gol feito ao bater mascado após corta-luz de Götze, mas o saldo foi positivo e deve mantê-lo como titular nas oitavas de final.

RETRANCA NÃO IMPEDE BOMBARDEIO ALEMÃO

Götze em Alemanha x Irlanda do Norte - Charles Platiau/Reuters - Charles Platiau/Reuters
Imagem: Charles Platiau/Reuters

Muitas vezes vemos uma seleção mais criativa sofrer contra uma defesa fechada e sair reclamando da retranca do adversário. Mas não foi o que aconteceu em Paris. A Irlanda do Norte até tentou armar uma parede na frente da área em um 4-5-1, mas a Alemanha não parou de criar oportunidades e bombardeou o gol adversário com muita movimentação e troca de passes. Müller parou uma vez no goleiro e duas na trave; Götze, Gómez e Özil também perderam várias chances claras. A Alemanha poderia tranquilamente ter goleado.

NORTE-IRLANDÊS BRILHA ENQUANTO NEUER ASSISTE

Thomas Müller em Alemanha x Irlanda do Norte - Thibault Camus/AP - Thibault Camus/AP
Imagem: Thibault Camus/AP

O capitão alemão Neuer quase não foi visto no jogo, já que a Irlanda do Norte mal passou do meio-campo, assustando só em alguns cruzamentos e chutes de longe. Do outro lado, porém, Michael McGovern teve muito trabalho. O goleiro do time escocês Hamilton Academical brilhou em defesas cara a cara com Müller, Özil, Götze e Gómez, além de contar com a trave em outras oportunidades, e foi talvez o melhor jogador em campo.

ATACANTE RESERVA NEM ENTRA, MAS É SENSAÇÃO

A música em homenagem a Will Grigg, atacante reserva da Irlanda do Norte e que atua pelo Wigan, já é o hit da Eurocopa. Mesmo com o jogador de 24 anos no banco e o time perdendo, a torcida norte-irlandesa cantou várias e várias vezes: "Your defence is terrified, Will Grigg's on fire!" ("Sua defesa está aterrorizada, Will Grigg está demais"). A letra foi criada por um torcedor do Wigan e é uma paródia de "Freed from Desire", da cantora italiana Gala.

FICHA TÉCNICA

Irlanda do Norte 0 x 1 Alemanha

Local: Parc des Princes, Paris (França)
Data: 21/06/16
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Clément Turpin (França)

Gol: Mario Gómez, aos 29min do 1º tempo

Irlanda do Norte: McGovern; Hughes, McAuley, Cathcart e Jonny Evans; Norwood; Ward (Magennis), Corry Evans (McGinn), Davis e Dallas; Washington (Lafferty). Técnico: Michael O'Neill

Alemanha: Neuer; Kimmich, Boateng (Höwedes), Hummels e Hector; Khedira (Schweinsteiger) e Kroos; Müller, Özil e Götze (Schürrle); Mario Gómez. Técnico: Joachim Löw