Topo

Barça segue passos de Gabriel Jesus há um ano e tem mais alvos no Brasil

Veja os outros gols de Gabriel Jesus no Brasileirão

UOL Esporte

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

22/06/2016 06h00

Consolidado como destaque do futebol brasileiro, o palmeirense Gabriel Jesus desperta a atenção do Barcelona há mais de um ano. Segundo apurou o UOL Esporte, informes sobre o perfil do jovem de 19 anos são produzidos desde quando o atacante subiu para os profissionais. 

A observação sobre o atacante ganhou ainda mais força na última terça-feira,  durante a vitória por 2 a 0 sobre o América-MG. Raúl Sanllehí, diretor do clube catalão, esteve presente no camarote do Palmeiras para acompanhar a partida na qual o camisa 33 anotou dois gols.

TABELINHA: SE EU FOSSE AGENTE DO GABRIEL JESUS, ELE NÃO IRIA PARA O BARÇA, DIZ PVC; OUÇA

O olhar do Barcelona, contudo, não recai exclusivamente por Gabriel Jesus, que, segundo o Palmeiras, ainda não recebeu uma proposta oficial do Velho Continente. É comum o clube catalão observar jovens atletas sul-americanos. Aqui no Brasil, toda a base de observação se concentra em André Cury, representante dos catalães no país.

Além de Gabriel Jesus, os gremistas Walace e Luan, o também palmeirense Matheus Sales, o santista Gabigol e o zagueiro Ramón, do Vitória, são monitorados pelo Barça. Anteriormente, atletas como Gerson (Roma), Kenedy e Nathan (Chelsea) também passaram pelas observações espanholas.

O departamento de análise técnica do Barcelona conta com 20 pessoas, as quais abrangem olheiros no mundo todo. Observadores também estão espalhados para enviar relatórios dos jogadores monitorados. Até o clube catalão emitir uma proposta, no entanto, o caminho é longo.

Mesmo atletas presentes no futebol europeu passam por este monitoramento. Com o goleiro alemão Marc-André ter Stergen, titular do clube na Liga dos Campeões, dez pessoas diferentes – entre técnicos, olheiros e dirigentes - observaram o jogador, que possuía a indicação de Andoni Zubizarreta, ex-jogador da posição e ex-dirigente do clube espanhol.

Segundo apurou o UOL Esporte, os scouts (olheiros) do Barcelona produziram 25 relatórios sobre Ter Stergen para a diretoria do clube. Nestes informes estão incluídos análises técnicas sobre o desempenho do jogador. Somente a partir de então, o time catalão decide investir (ou não) no atleta.

Tratado como uma promessa desde as categorias de base do time de Palestra Itália, o atacante despertou a atenção do Barcelona pela rápida adaptação ao futebol profissional no Brasil.

Desde a estreia no ano passado, Gabriel Jesus realizou 65 partidas oficiais com a camisa alviverde e anotou 20 gols. Somente nesta temporada, o jovem precisou de apenas seis meses para quase ‘dobrar’ o ano de estreia pelo Palmeiras.

Se em 2015, Gabriel Jesus encerrou o ano com sete gols em 37 partidas, neste ano os números aumentaram de maneira considerável: são 13 gols em 28 jogos.