Topo

Saiba do que os apagados Ibra e CR7 precisam para seguirem vivos na Euro

Do UOL, em São Paulo

22/06/2016 06h00

Dois dos maiores astros do futebol mundial ainda não disseram a que vieram nesta Eurocopa. E correm o risco de serem eliminados já na primeira fase, mesmo com 16 de 24 times avançando às oitavas de final. Mas o sueco Zlatan Ibrahimovic e o português Cristiano Ronaldo ainda estão vivos, e terão mais uma chance de brilhar nesta quarta (22).

Veja do que cada um deles precisa na última rodada da fase de grupos para não cair precocemente na competição:

Grupo E: Só vitória interessa à Suécia

Ibrahimovic na Eurocopa -  AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND -  AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND
Em seu último torneio pela Suécia, Ibrahimovic ainda não balançou a rede
Imagem: AFP PHOTO / JONATHAN NACKSTRAND

A Suécia de Ibra terá uma missão bem difícil: o único resultado que não resulta em eliminação é uma vitória sobre a Bélgica, um dos times mais badalados da Euro. Caso consigam sua primeira vitória, os suecos irão a 4 pontos, ultrapassarão os belgas (que ficarão com 3) e provavelmente terão a segunda posição do grupo.

A única chance de a Suécia vencer a Bélgica e mesmo assim ficar em terceiro é a Irlanda (1 ponto) golear a líder Itália (6 pontos), tirando uma diferença de dois gols no saldo para a Suécia. Bem improvável.

Portanto, uma vitória simples sobre a Bélgica deve fazer com que a Suécia termine em segundo e enfrente nas oitavas de final o primeiro do Grupo F, que pode ser Hungria, Islândia ou... Portugal. Mas para isso acontecer...

Grupo F: Portugal só precisa empatar

Cristiano Ronaldo - REUTERS/John Sibley - REUTERS/John Sibley
Sem gols até agora: Cristiano Ronaldo perdeu até pênalti contra a Áustria
Imagem: REUTERS/John Sibley

A missão de CR7 e companhia é mais tranquila que a dos suecos. Portugal avança para as oitavas com um simples empate contra a líder Hungria (4 pontos) – neste caso, chegaria a 3 pontos e passaria como um dos melhores terceiros colocados, com três empates na primeira fase.

Já se Portugal vencer a Hungria, vai a 5 pontos e pode terminar até como líder do grupo. A única chance de vencer e ficar em segundo é a Islândia (2 pontos) também ganhar da Áustria (1 ponto) – aí, portugueses e islandeses decidiriam a liderança nos critérios de desempate.

Atualmente, os times estão iguais no confronto direto (empataram por 1 a 1) e no saldo de gols (0 a 0), mas a Islândia é superior nos gols pró (2 a 1). Os critérios de desempate seguintes são o fair play e a posição no ranking da Uefa, e Portugal leva a melhor em ambos.

Se Portugal avançar em primeiro, enfrenta nas oitavas o segundo do Grupo E, que pode ser Bélgica, Suécia ou até a Irlanda. Se ficar em segundo, enfrenta a Inglaterra. Já se passar em terceiro, o adversário será a Croácia.