Topo

De Payet a De Gea: Eles não poderiam jogar em uma Inglaterra fora da UE

Yuri Kadobnov/AFP Photo
Imagem: Yuri Kadobnov/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

25/06/2016 06h00

Aprovada em plebiscito na última sexta-feira (24), a saída do Reino Unido da União Europeia deverá provocar impacto também no futebol. Mas e se o país jamais tivesse entrado no bloco, como seria, por exemplo, o futebol inglês? Separamos dez jogadores renomados que não passariam pelo “filtro de estrangeiros” local e, por consequência, não poderiam ter desfilado nos gramados da Premier League.

São os casos de Payet, astro do West Ham e da seleção francesa, e de David de Gea, goleiro titular da Espanha e do Manchester United. Confira mais abaixo.

Cabe explicação: com o Reino Unido na UE, os jogadores que têm um passaporte europeu podem jogar livremente em qualquer divisão da Inglaterra e nas ligas de Escócia, dePaís de Gales e Irlanda do Norte. São mais de 400 nesta condição, cerca de 100 deles só no país da rainha Elizabeth II. Caso contrário, a conjuntura seria outra.

Os europeus não britânicos precisariam de uma licença de trabalho outorgada pelo governo local, a exemplo dos brasileiros e dos argentinos. E o documento é concedido apenas se o jogador tiver defendido sua seleção nacional nos últimos dois anos.

A condição é rígida: como filtro inicial, a seleção do atleta precisa estar entre as 50 melhores do mundo. Depois, há uma exigência de participação em jogos internacionais, medida em porcentagem: varia de 30% para seleções top-10 no ranking da Fifa até 75% nas piores. Caso esse requisito não seja cumprido, é preciso provar qualidade excepcional no jogador.

A lista dos craques que não jogariam no Inglês

- David De Gea (goleiro espanhol do Manchester United)

- Anthony Martial (atacante francês do Manchester United)

- Ander Herrera (meia espanhol do Manchester United)

- Dimitri Payet (meia francês do West Ham)

- N’Golo Kante (volante francês do Leicester)

- Simon Mignolet (goleiro belga do Liverpool)

- Mamadou Sakho (zagueiro francês do Liverpool)

- Jesus Navas (meia espanhol do Manchester City)

- Gael Clichy (lateral francês do Manchester City)

- Loic Remy (atacante francês do Chelsea)