Topo

Gol olímpico de Andrezinho surgiu de conselho incomum de policial federal

Andrezinho fez um gol olímpico na vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o CRB - Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco
Andrezinho fez um gol olímpico na vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o CRB Imagem: Carlos Gregório Júnior / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/06/2016 06h00

A vitória do Vasco sobre o CRB por 2 a 1, no último sábado (25), pela Série B do Brasileirão, foi marcada por um golaço olímpico de Andrezinho. E o lance surgiu de um conselho incomum de um policial federal ao elenco no intervalo da partida.

“O Andrezinho bate muito bem na bola. Ficamos muito felizes. É um jogador com uma liderança forte dentro e fora de campo. A bola dele sempre vai em direção ao gol, desde faltas laterais. Um amigo nosso da polícia federal, o Tainha, comentou no vestiário sobre o vento e felizmente aconteceu”, revelou o técnico Jorginho.

O meia destacou que o gol é fruto de treinamento, embora tenha sido o primeiro de sua carreira: “A gente procura treinar a bola parada. A intenção é bater forte e procurei bater forte, porque se ela não entra direito, pode bater num adversário ou num jogador nosso. Eu tenho essa característica. Não tinha feito ainda gol olímpico”. 

Curiosamente o termo 'gol olímpico, que faz parte do bê-á-bá do dialeto futebolístico, foi batizado desta maneira justamente pelo Vasco.

A situação aconteceu há 88 anos. Mais precisamente em março de 1928. Em caráter de amistoso, o Vasco enfrentou o Montevideo Wanderers para inaugurar os refletores e um novo setor da arquibancada de São Januário. O Cruzmaltino venceu a partida por 1 a 0 com um gol de Santana feito justamente desta forma. Como os uruguaios eram os atuais campeões olímpicos, a expressão foi aplicada e, dali em diante, se popularizou no Brasil.

Tal versão rivaliza com outra teoria criada internacionalmente e que, de acordo com os historiadores estrangeiros, aconteceu quatro anos antes, numa partida entre Argentina e Uruguai, quando os argentinos venceram por 1 a 0 e ironizaram os rivais com o termo também por conta deles serem os detentores do título olímpico na época.