Topo

De 'f...' a baixo nível: Como os espanhós viram a eliminação na Euro

Campeã em 2012, Espanha deu adeus ao perder para a Itália por 2 a 0 - Francisco Leong/AFP
Campeã em 2012, Espanha deu adeus ao perder para a Itália por 2 a 0 Imagem: Francisco Leong/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/06/2016 18h05

A seleção da Espanha reagiu muito mal à eliminação na Eurocopa de 2016. Jogando diante da Itália nas oitavas de final, a atual campeã do torneio perdeu por 2 a 0 e deu adeus às chances de repetir o título de 2012.

A imprensa do país apontou a derrota como o fim de um ciclo vitorioso, que também valeu à equipe o título da Copa do Mundo de 2010. Os jogadores, porém, evitaram apontar uma “nova era” no futebol espanhol, e acreditam ser possível renovar a equipe sem perder o estilo que colocou o país em um novo patamar no futebol mundial.

Após o jogo, os atletas defenderam o “estilo” da Espanha, mas admitiram uma queda de “nível” e até desabafaram a respeito da derrota: “Estamos f… didos”.

Confira declarações dos espanhóis após a derrota:

De Gea: Temos que seguir melhorando
“Esta seleção marcou época. Temos um estilo, e temos que seguir fazendo isso, melhorando. Agora, temos que pensar na classificação para a Copa do Mundo.”

Juanfran: Palavrão para explicar derrota
“(Estamos) f… com esta eliminação. Dentro do vestiário, havia um grande compromisso. Não esperávamos ser eliminados. Um vestiário triste. São momentos complicados.

Piqué: Baixo nível
“O que é certo é que esta seleção não tem o nível que tinha quando ganhamos a Copa do Mundo (2010) e a Eurocopa (2012). Alguns prometem muito, mas o nível não é o mesmo e temos que aceitar. Agora, trata-se de chegar em melhores condições à Rússia (Copa do Mundo de 2018) para poder competir entre os grandes.”

Iniesta: ‘Uma decepção
“É uma decepção que temos de aceitar. Eles foram mais eficientes nos momentos pontuais e nos superaram.”

Vicente del Bosque: Olho em 2018
“Eu aceito que a Itália foi melhor que nós, mas isso não significa o fim de uma era. O futebol espanhol ainda tem uma grande estrutura, com bons jogadores e treinadores. Agora, precisamos olhar para as eliminatórias para a próxima Copa do Mundo.”