Topo

Jornal crava saída de Del Bosque da Espanha; técnico deve aposentar

Do UOL, em São Paulo

28/06/2016 08h40

Ao que tudo indica, a Eurocopa-16 foi a última competição de Vicente del Bosque no comando da seleção espanhola. Segundo o jornal espanhol "As", após a derrota por 2 a 0 para a Itália, que culminou na eliminação do torneio continental, o treinador ficou de repensar sua carreira e poderá anunciar sua aposentadoria nos próximos dias.

O técnico, que fez história comandando a Espanha, conquistou a Eurocopa de 2012, além de ter sido campeão da Copa do Mundo em 2010, na África do Sul. Porém, no comando da equipe desde 2008, Del Bosque considera que seu ciclo na seleção nacional chegou ao fim. Apesar de ter propostas de clubes da Inglaterra, Alemanha e França, o treinador cogita encerrar de vez sua carreira.

O nome mais cotado para ficar com a vaga de treinador caso Del Bosque confirme sua aposentadoria é Joaquín Caparrós. O treinador, que recentemente recusou ofertas de diversos clubes do Campeonato Espanhol, poderá ser o novo comandante já em setembro, quando começa a fase de classificação para a Copa do Mundo de 2018.

Caparrós, que treinou o Granada na última temporada, teria sido uma indicação do próprio Vicente del Bosque, que vê no compatriota o perfil ideal para dar sequência ao seu trabalho. Ambos foram companheiros de equipe no Real Madrid quando ainda eram jogadores profissionais.

A decisão final deverá sair apenas nos próximos dias, já que Ángel María Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, está resolvendo questões relativas à sua possível candidatura à presidência da Uefa.